O que é uma alimentação saudável?

Por Vinícius Ribeiro – @nutriviniciusribeiro

♦️Todos concordam que uma alimentação saudável previne e trata doenças.

🔷Mas o que é uma alimentação saudável?

🔸É aquela completa em todos os nutrientes necessários para o adequado funcionamento do organismo humano!

🔸Então será que você ingere todos os alimentos fonte das principais vitaminas e sais minerais? Vitaminas A, D, E, K, complexo B e C? Os minerais Cálcio, Ferro, Magnésio, Selênio, Zinco e Cobre, entre outros?

♦️A premissa de que uma alimentação deve ser variada é a resposta. Uma dieta restrita a poucos alimentos, certamente terá deficiência em alguns micronutrientes.

🔸Só para citar exemplos de alimentos necessários em uma dieta padrão equilibrada, podemos citar: ovos, leite e derivados, carnes, peixes, cereais integrais, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja), oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), sementes (girassol, abóbora), vegetais de coloração verde (brócolis, couve, agrião, rúcula, repolho, alface, acelga), frutas e legumes amarelos/alaranjados (cenoura, manga, mamão, abóbora), banana, tomate, azeite de oliva extra virgem, tubérculos (batata doce, inhame, mandioca) e frutas cítricas (laranja, limão, kiwi, tangerina).

🔸Cuidados como garantir uma germinação adequada das leguminosas antes do consumo (visando reduzir o teor de fatores antinutricionais) e reduzir o consumo de cafeína com as principais refeições (evitar/reduzir o hábito do cafezinho pós almoço) também auxiliam na biodisponibilidade dos micronutrientes. A exposição solar também é importante pensando na síntese de vitamina D.

🔸Dentro desse universo, devemos avaliar intolerâncias, aversões e alergias alimentares, incluindo pessoas com algumas restrições, como veganos. O nutricionista é o profissional responsável para fazer a correta combinações entre os alimentos para que a dieta fique completa. Quando isso não é possível, entra a suplementação específica.

🔷A ideia é mostrar a necessidade de uma variabilidade alimentar para a obtenção de todos os micronutrientes. Além dos alimentos citados, existem outros que podem ser incluídos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *