Silvio Costa Filho comandará bloco de 300 deputados; nome foi definido em acordo articulado por Hugo Motta
O ex-ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) foi escolhido nesta 5ª feira (25.jun.2026) para assumir a liderança da Maioria na Câmara dos Deputados. A decisão foi articulada pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), em conjunto com líderes de diferentes partidos.
O ex-ministro de Lula passará a comandar um bloco formado por 300 deputados federais. Assumirá o posto na próxima semana, depois da reunião de líderes da Casa.
“Ao longo da nossa caminhada política, sempre busquei construir convergências, promover o diálogo e trabalhar com espírito público em favor do Brasil. É com esse mesmo compromisso que assumo a liderança da Maioria na Câmara dos Deputados”, escreveu em publicação no X.
Silvio Costa Filho planejava disputar uma vaga ao Senado por Pernambuco na chapa encabeçada por João Campos (PSB) ao governo do Estado. No entanto, o desenho final da aliança reduziu o espaço para candidaturas majoritárias e acomodou Humberto Costa (PT) e Marília Arraes (PDT) na disputa.
LÍDER DA MAIORIA
O posto de líder da Maioria não se confunde com a liderança do Governo. Enquanto o líder governista defende os interesses do Palácio do Planalto, o líder da Maioria representa o maior bloco partidário da Câmara, atualmente formado por siglas do Centrão e da centro-direita.
Na prática, a função permite ao ex-ministro participar do Colégio de Líderes –onde são definidas as pautas que vão a voto–, encaminhar votações em plenário e falar por mais tempo na tribuna.


