Veja como ficará salário de policiais e bombeiros do DF com reajuste
O governador Ibaneis Rocha anunciou que irá enviar ao Planalto a proposta de equiparação salarial das forças de segurança do DF com a PF
![]() |
Foto: Francisco Gelielçon / Arquivo: Estrutural On-line |
O Governo do Distrito Federal (GDF) concluiu a proposta de reajuste salarial das forças de segurança. De acordo com dados obtidos pelo Metrópoles, o aumento chega a 37,9%, dependendo do cargo, para equiparar as remunerações da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) com os salários da Polícia Federal.
O aumento seria pago em duas parcelas: em setembro de 2025 e em maio de 2026. Nesse cenário, o salário líquido de delegado de classe especial e de coronel – os cargos mais altos das corporações – chegará a R$ 26 mil. Veja, abaixo, a proposta de reajuste salarial da PCDF, da PMDF e do CBMDF:
A recomposição das forças de segurança do DF precisa receber o aval do governo federal e necessita de aprovação do Congresso Nacional, porque as corporações da capital do país são custeadas com dinheiro da União, por meio do Fundo Constitucional do DF.
De acordo com o GDF, o aumento proposto será pago com os recursos atuais do fundo, sem necessidade de aporte por parte do governo federal.
O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que enviará ao Palácio do Planalto, na semana que vem, a proposta da equiparação salarial das forças de segurança do DF com a PF.
O secretário de Economia do DF, Ney Ferraz Júnior, disse que a proposta incluirá o reajuste salarial de todos os profissionais da segurança da capital do país. “O governador Ibaneis Rocha tem feito uma história muito bonita nessa cidade e a equiparação salarial das forças policiais do DF à Policia Federal é apenas mais um capítulo. É uma demanda deles de mais de duas décadas. Considero ser um reconhecimento do importante papel desses profissionais que ajudam a manter nossa capital da República no ranking dos lugares com mais qualidade de vida do mundo”, afirmou Ney.
“A equipe econômica está trabalhando dia e noite para viabilizar essa proposta e outras determinações do governador, como a questão da tarifa zero do ônibus e as três refeições em todos os restaurantes comunitários”, declarou o secretário de Economia.
A equiparação salarial dos policiais e bombeiros do DF com a PF teria impacto bruto de R$ 2,4 bilhões, segundo cálculos do GDF. Veja:
Por Isadora Teixeira – Metrópoles