Notícias

SLU oferece serviço de coleta de resíduos de caixas de gordura de cozinha; saiba como solicitar


A cada três meses, a aposentada Odete Fernandes, 74 anos, faz a limpeza do sifão da pia da cozinha da casa dela. O objetivo é evitar que resíduos de alimentos e gordura se acumulem, causando vazamentos e mau cheiro. Todo o conteúdo retirado é colocado pela dona de casa em dois sacos de lixo. Em seguida, ela solicita a coleta dos resíduos pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), responsável pela destinação adequada.

O recolhimento dos resíduos de caixas de gordura é um serviço oferecido pelo SLU e deve ser solicitado pelo 162, telefone da Ouvidoria | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“Nem me lembro mais como fiquei sabendo, porque uso há bastante tempo. Mas a cada três meses eu gosto de lavar o sifão da cozinha, senão começa a vazar. Então, eu ligo e eles falam o dia que vem buscar, e eu coloco lá fora”, conta. Antes, ela pedia para um carroceiro levar o resíduo, que não pode ser descartado junto ao lixo convencional e na coleta seletiva. “Facilita bastante”, completa.

O material não pode ser misturado com lixo orgânico e seletivo. “O cidadão deve nos acionar pela Ouvidoria, fazer a limpeza da caixa e colocar em sacos reforçados”, afirma o subdiretor de Gestão e Limpeza do SLU, Everaldo Araújo

O recolhimento dos resíduos de caixa de gordura é um dos serviços oferecidos pelo SLU. São coletados, mediante agendamento, itens do reservatório, como gordura e resíduos sólidos gerados na cozinha de residências, condomínios e prédios públicos, com volumes de até 60 litros. A solicitação deve ser feita pelo 162, telefone da Ouvidoria, e contato para informações é (61) 3213-0153. Após o pedido, a empresa tem 48 horas para fazer a coleta, entre 7h e 15h20.

“É uma coleta especial com uma equipe especializada em fazer a coleta e encaminhar para o Aterro Sanitário. Justamente para dar conforto à população e garantir o descarte correto – já que esse material não pode ser misturado com o lixo orgânico e seletivo – o cidadão deve nos acionar pela Ouvidoria, fazer a limpeza da caixa e colocar em sacos reforçados. Em caso de óleo de cozinha, sugerimos que seja colocado em uma garrafa pet”, explica o subdiretor de Gestão e Limpeza do SLU, Everaldo Araújo.

Entre janeiro e junho desde ano, 39,43 toneladas do conteúdo foram coletadas pelo órgão no DF, uma média de 6,57 toneladas por mês. No ano passado, o total recolhido foi de 84,83 toneladas, enquanto em 2022 foram 81,42 toneladas.

Orientações sobre a coleta de resíduos de caixas de gordura

→ Separe os resíduos em sacos plásticos reforçados para evitar rasgos devido ao peso. Drene toda a água acumulada e acondicione apenas os resíduos sólidos de gordura;
→ O SLU não faz a remoção e a limpeza interna das caixas de gordura;
→ O serviço não atende estabelecimentos comerciais e locais, nem com geração acima de 60 litros.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *