Notícias

Servidores do IFB são certificados por capacitação no combate ao fogo


O Instituto Brasília Ambiental entregou, nesta terça-feira (3), na sede do Instituto Federal de Brasília (IFB), campus Planaltina, os certificados de participação aos integrantes da capacitação de primeiros procedimentos para combate a incêndios florestais. A formação teve como público alvo 28 servidores do IFB, e foi ministrada por membros da Brigada Florestal 2024 do Instituto Brasília Ambiental e pelo administrador de Unidades de Conservação do Instituto, Gesisleu Jacinto.

A entrega dos certificados foi feita pelo presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer. Ele destaca que os participantes desta capacitação podem ajudar muito para que os incêndios florestais não se agravem. “Eles poderão dar o que podemos chamar de ‘primeiros socorros’ numa situação de combate a um incêndio florestal, contribuindo bastante para que o quadro se mantenha sob controle até que os profissionais competentes – brigadistas e Corpo de Bombeiros – cheguem. Essa parceria é mais uma iniciativa de cuidado com o nosso meio ambiente, tão penalizado nesta época de seca”, lembrou.

A formação teve como público alvo 28 servidores do IFB | Foto: Divulgação/Brasília Ambiental

Gesisleu Jacinto reforça que o objetivo dessas capacitações é que as pessoas que as recebem possam atuar nos focos iniciais de incêndios florestais de forma correta e segura, até a chegada dos bombeiros. Essa é a segunda capacitação deste tipo realizada neste ano.

O administrador explica que fez parte da formação a apresentação dos equipamentos usados no combate ao incêndio, parte teórica e atividade prática de combate ao fogo. Nesta última foram demonstradas algumas ações, como linha de defesa contra fogo, uso do turbo sopro e até mesmo uso correto do abafador.

A capacitação atendeu à solicitação do diretor do IFB campus Planaltina, Nilton Nélio Cometti, e foi realizada nos dias 28 e 29 de agosto, na sede do IFB Planaltina.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *