Notícias

Saiba que horas termina a votação nos EUA e quando saem os resultados


Eleitores do país votam nesta terça (5/11) para escolher o futuro presidente. Trump e Kamala protagonizam disputa acirrada e imprevisível

A atenção do mundo está voltada, a partir desta terça-feira (5/11), para o resultado das eleições presidenciais dos Estados Unidos. Eleitores de todo o país comparecem às urnas e participam de um dos pleitos mais disputados e imprevisíveis da história recente. O republicano Donald Trump e a democrata Kamala Harris brigam, voto a voto, pela vaga de futuro chefe da Casa Branca.

As primeiras urnas serão fechadas às 20h desta terça, conforme horário de Brasília, e a votação será encerrada na madrugada brasileira. As últimas urnas serão fechadas às 3h desta quarta (6/11). A previsão é que a contagem de votos comece logo em seguida, mas com duração diferente em cada estado do país, em razão das leis locais.

Sete estados são considerados decisivos para definir o ganhador das eleições norte-americanas este ano. Eles são chamados de estados-pêndulo, ou seja, aqueles onde a disputa está em aberto e é impossível traçar alguma previsão sobre qual candidato levará a melhor. O país inteiro está de olho nesses locais, onde o término da votação ocorrerá entre 21h e 00h (horário de Brasília).

Na disputa deste ano, os sete estados-pêndulo são: Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Carolina do Norte, Pensilvânia e Wisconsin. Entre esses, a Pensilvânia, considerado um dos mais importantes, deve demorar um pouco mais para finalizar a contagem, pois a lei local proíbe o início da contabilização das cédulas enviadas por correio antes do dia exato da eleição.

Arizona – estado-pêndulo

As urnas serão fechadas no Arizona às 23h desta terça (horário de Brasília). No estado, a maioria dos eleitores costuma votar pelo correio e é possível iniciar a contagem dessas cédulas antes do dia da votação presencial. Apesar disso, a previsão das autoridades é que o resultado final demore alguns dias para ser divulgado.

Geórgia – estado-pêndulo

Na Geórgia, as urnas serão fechadas às 21h. Historicamente, a maioria dos eleitores do estado tende a votar presencialmente, mas de forma antecipada, o que favorece a agilidade do processo de contagem dos votos. A disputa acirrada, no entanto, pode fazer com que se demore alguns dias para declarar o vencedor.

Michigan – estado-pêndulo

Em Michigan, a votação será encerrada às 23h. Espera-se que este ano a contagem seja mais rápida do que em 2020, pois foram aprovadas mudanças importantes para acelerar o processo. O período de votação antecipada, por exemplo, passou a ser de nove dias e a contabilização dos votos pelo correio pôde ser iniciada antes do dia exato da eleição.

Nevada – estado-pêndulo

Dos sete estados-pêndulo, Nevada será o último a encerrar a votação nesta terça-feira, prevista para durar até 00h. A contagem deve ser mais rápida do que em outros locais do país, em razão da adoção de novas tecnologias, mas a previsão continua sendo de alguns dias até que o resultado final seja contabilizado. Cédulas envidas pelos correios podem chegar até quatro dias após a eleição.

Carolina do Norte – estado-pêndulo

Na Carolina do Norte, a votação será encerrada às 21h30. O estado costuma divulgar o resultado rapidamente, em virtude da ampla votação antecipada. A previsão inicial é que quase totalidade do resultado seja divulgado até 2h (horário de Brasília).

Pensilvânia – estado-pêndulo

As urnas serão fechadas às 22h, na Pensilvânia, um dos estados que mais atraiu a atenção de Trump e Kamala durante a campanha eleitoral. Como ocorre historicamente, a previsão é que o resultado demore um pouco mais para ser oficializado, em razão da regra que só permite a contagem das cédulas enviadas antecipadamente pelo correio, a partir do dia da eleição.

Wisconsin – estado-pêndulo

Em Wisconsin, a votação durará até às 23h desta terça. Nas eleições anteriores, o resultado foi projetado cerca de 20 horas após o fechamento das urnas, ou seja, por volta de 17h do dia seguinte. Assim como na Pensilvânia, a contagem das cédulas enviadas pelo correio não pode ser iniciada antes do dia da eleição, mas os trabalhadores deverão atuar a noite toda, até que o processo seja finalizado.

Por Galtiery Rodrigues – Metrópoles



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *