NotíciasPolítica

Quem é Celina Leão, que assume o governo do Distrito Federal

Com a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de afastar do cargo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), a vice-governadora Celina Leão (PP) assume, a partir desta segunda-feira (9), o posto pelos próximos 90 dias.

Apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Leão foi deputada distrital entre 2011 e 2018. Em 2016, ela foi afastada da presidência da Câmara do DF pelo Tribunal de Justiça (TJDF) por suspeita de corrupção passiva em contratos da saúde, no âmbito da “Operação Drácon” — a ação penal acabou suspensa pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 2022.

Em 2018, foi eleita deputada federal e, entre maio e dezembro de 2020, se licenciou do cargo para assumir a pasta de Esporte e Lazer do governo do DF, no primeiro mandato de Ibaneis.

Em 2022, a então candidata a vice-governadora DF na chapa que acabaria vencedora no primeiro turno atuou como aliada de Bolsonaro na campanha presidencial.

Ao lado da primeira-dama Michelle Bolsonaro e da senadora eleita Damares Alves (Republicanos), ela participou da campanha “Mulheres com Bolsonaro”, que viajou o país tentando melhorar a imagem do candidato à reeleição com o eleitorado feminino.

Depois da vitória de Lula, Celina foi às redes sociais e disse ser uma “democrata” e que respeitava “o resultado das urnas”.

Sobre os atos terroristas de ontem, disse que é “inadmissível a invasão aos poderes da República” e que o governo do DF instalou um gabinete de crise para colaborar com as investigações.

Fonte: Valor Econômico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *