Notícias

“Que seja ampliada rápido”, diz Ibaneis sobre vacinação contra dengue

O governador Ibaneis Rocha (MDB) participou, na manhã deste sábado (20/1), do Dia D de combate à dengue.

No evento, em Samambaia, o chefe do Palácio do Buriti comentou sobre o início da campanha de vacinação contra a doença e afirmou que o Distrito Federal seguirá o calendário determinado pelo Ministério da Saúde.

“Aguardamos orientação da ministra Nísia [Trindade], para que possamos dar andamento à vacinação. Esperamos que seja ampliada de forma bastante rápida. A previsão da quantidade de doses [para o país] é muito pequena. Existe prioridade para áreas mais graves, e o Distrito Federal entraria nisso. Estamos acompanhando e esperamos que a vacinação comece o mais rápido possível, para o combate eficaz [à doença]”, declarou Ibaneis.

O ministério informou que, inicialmente, vai focar na imunização das pessoas de 6 a 16 anos. A campanha de vacinação tem previsão para começar em fevereiro.

Cenário preocupante

O Distrito Federal teve 7.614 casos prováveis de dengue até a última quinta-feira (18/1), segundo a Secretaria de Saúde (SES-DF). O total representa um aumento de 435% quando comparado ao mesmo período de 2023. Além disso, a capital do país registrou duas mortes provocadas pela doença; outras 12 são investigadas.

Diante desse cenário, o Governo do Distrito Federal  (GDF) reforçou diversas ações na luta contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

“Tivemos um aumento muito grande no número dos casos de dengue. Temos de evitar a morte das pessoas e, para isso, resolvemos entrar com ações juntando Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e a Secretaria de Saúde, tanto para atendimento à comunidade quanto para vistoriar os lares”, acrescentou o governador.

As equipes comprometidas com a força-tarefa são compostas por profissionais de diversos órgãos e instituições, como SES-DF, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e administrações regionais.

O foco será a limpeza de terrenos e a promoção de atividades educativas com a comunidade. O contingente envolvido será composto por aproximadamente 50 agentes comunitários de saúde (ACSs); 100 agentes de vigilância ambiental (AVAs); 300 bombeiros militares, que farão visitas domiciliares; e mais de 100 profissionais da atenção primária à saúde. Os carros para pulverização do “fumacê” também acompanharão as atividades.

Testes rápidos

Ainda durante o evento, questionado sobre a demora do GDF nas ações de combate à dengue, o emedebista afirmou que o governo está agindo na época certa. “Estamos agindo da maneira correta e fazendo todo o combate da forma necessária.”

Sobre a quantidade de reagentes para testes rápidos no DF, Ibaneis garantiu que a Secretaria de Saúde tem todas as condições para atender a população.

“Temos ata já pronta para fazer a compra dos testes e através do Consórcio Brasil Central também haverá compra de mais testes para o DF. Temos a tranquilidade de que não haverá falta aqui na nossa cidade”, finalizou.

Tendas de atendimento

No estacionamento da Administração Regional de Samambaia, serão disponibilizadas duas tendas. A primeira, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), será voltada à hidratação de pacientes que apresentem casos leves de dengue e terá a atuação de seis equipes da Saúde da Família (eSF). A estrutura irá funcionar diariamente, das 7h às 19h, pelo próximos 45 dias, com a possibilidade de prorrogação desse período, caso necessário.

O segundo espaço, montado pela Defesa Civil do DF, irá fornecer informações a respeito da doença. Como reforço, a Administração irá ainda disponibilizar mais duas salas internas para atendimento à população.

A intensificação das ações iniciou no dia 13 deste mês, no P Sul, em Ceilândia. Outras Regiões Administrativas com alta incidência de casos prováveis também irão receber as tendas: Sol Nascente, Brazlândia, Taguatinga, Santa Maria, Recanto das Emas, São Sebastião, Estrutural e Sobradinho. Ao todo, as tendas de atendimento serão montadas em 9 regiões da capital.

“Esse cuidado se estende a 16 regiões administrativas. São nove tendas físicas e seis itinerantes, Nessas tendas, nós vamos acolher o paciente sintomático, fazer o teste e, a partir do momento que o teste for positivo, fazemos a hidratação”, detalhou a chefe da pasta Lucilene Florêncio.

Enfrentamento

Como estratégia de combate ao Aedes aegypti, a SES-DF adotou o fortalecimento das ações destinadas ao cuidado de pacientes com dengue em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que já funcionam até às 22 horas, de segunda a sexta-feira, e aos sábados até às 12h. Nelas, as equipes estão organizadas para fazer o acolhimento e o cuidado desses pacientes de forma prioritária, principalmente nos horários ampliados.

De forma adicional, ainda foram organizadas UBSs, incialmente das Regiões de Saúde Oeste e Centro-Oeste, que passarão, a partir de agora, a funcionar no sábado e no domingo para o cuidado de pessoas com dengue. Além disso, cada RA contará com pelo menos um veículo de aplicação do inseticida contra o Aedes aegypti, o “fumacê”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *