Ordem de serviço para construção do centro olímpico do Paranoá é assinada por Ibaneis
Novo Centro Olímpico e Paralímpico (COP) será o 13º do Distrito Federal. Construção ocorrerá em duas etapas, ao custo de R$ 2,5 milhões
Renato Alves/Agência Brasília |
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assinou, na manhã desta sexta-feira (18/10), a ordem de serviço para a construção do Centro Olímpico e Paralímpico (COP) do Paranoá.
Espaço de lazer, esporte e convivência, o novo COP será construído na Quadra 3 do Paranoá Parque, em duas etapas e ao custo de R$ 2,5 milhões. O local atenderá gratuitamente 5 mil alunos por dia.
“Também vamos construir, nessa mesma área, a nova feira do Paranoá, um pedido muito grande da comunidade, dos comerciantes e dos feirantes dessa região”, declarou o governador Ibaneis Rocha.
A primeira etapa do projeto, já aprovada, contempla as áreas de administração, banheiros, campo de futebol, calçadas, pórtico de entrada e estacionamento.
A segunda prevê a construção de duas quadras de areia, ginásio coberto, espaço multiuso, duas piscinas semiolímpicas, uma infantil, pista de atletismo, quadra de tênis, quadra descoberta e vestiário.
“Não havia lugar melhor para fazer esse equipamento. Tenho certeza de que estaremos fazendo uma política pública acertada”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, sobre a escolha da região administrativa.
Funcionamento e modalidades
O Programa Centros Olímpicos e Paralímpicos tem foco na prática esportiva e de lazer como forma de contribuição com o desenvolvimento humano. As modalidades estão disponíveis gratuitamente, para crianças a partir dos 4 anos e adultos de todas as idades, inclusive idosos.
Atualmente, o DF conta com 12 COPs, nas seguintes regiões: Brazlândia, Ceilândia (Parque da Vaquejada e Setor O), Estrutural, Gama, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião e Sobradinho.
Em agosto, os espaços abriram 16.557 vagas, distribuídas entre 32 modalidades. O quantitativo, as modalidades, as faixas etárias e os horários das atividades variam de acordo com cada COP e podem ser conferidos diretamente na secretaria dos COPs ou no site da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL).
Entre as opções oferecidas estão atividade física orientada; atletismo; basquete; ginásticas artística, localizada, acrobática e rítmica; desenvolvimento motor 1 e 2; futebol de areia; futsal; futebol society; handebol; hidroginástica; natação; tênis; vôlei de quadra; e capoterapia.
Por Nathália Cardim – Metrópoles