Vinícius Ribeiro - Nutricionista

Mudança de clima, rinite atacou? Esta especiaria pode te ajudar

Por Vinícius Ribeiro – Nutricionista – @nutriviniciusribeiro

O gengibre é amplamente utilizado como tempero em todo o mundo, já é sabido da eficácia clínica para o tratamento de enjoo, náuseas, vômitos, artrite e diabetes mellitus, porém, não houve relatos clínicos anteriores sobre alívios de sintomas com o uso de extrato de gengibre em pacientes com Rinite Alérgica.

A rinite alérgica é definida como uma inflamação da mucosa nasal, induzida pela exposição a alérgenos que após sensibilização desencadeiam uma resposta inflamatória mediada por IgE. Na prática, aqueles sintomas de espirros, muco e coceira.

Neste estudo os pacientes com renite alérgica foram tratados com extrato de gengibre 250 mg por dia, contra aqueles tratados com loratadina 10 mg (antialérgico clássico) por dia, foi um estudo randomizado, duplo-cego e controlado por 6 semanas.

A eficácia foi avaliada a partir de exames clínicos, ou seja, escores totais de sintomas nasais (TNSS), área transversal da cavidade nasal com rinometria acústica (ARM) e questionário de qualidade de vida de rinoconjuntivite (RQLQ).


O tratamento com extrato de gengibre foi tão seguro quanto a loratadina, conforme demonstrado pelos resultados da função renal e hepática obtidos através das análises dos exames bioquímicos. Ambos os tratamentos não tiveram efeito sobre a pressão arterial dos pacientes.

Conclui-se que o extrato de gengibre é tão bom quanto a loratadina na melhora dos sintomas nasais e da qualidade de vida em pacientes com rinite alérgica.

No entanto, o extrato de gengibre causou menos efeitos colaterais, especialmente sonolência, fadiga, tontura e prisão de ventre.

Portanto, o extrato de gengibre pode ser utilizado como tratamento alternativo para pacientes com rinite alérgica.


REFERÊNCIA: DOI: 10.1186/s12906-020-2875-

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *