Notícias

Matrículas para rede pública de ensino já podem ser feitas pelo 156

Pais e responsáveis já podem matricular os filhos para o ano letivo de 2022. O telematrícula, operando pelo 156, está ativo desde terça-feira (6/10) e recebeu, até esta quinta (7/10) apenas 300 inscrições. Apesar de o prazo se estender até 24 de outubro, a Secretaria de Educação recomenda que os interessados se adiantem e façam a inscrição no período inicial, quando a procura e o fluxo de atendimento são menores.

Ao todo, a rede pública de ensino já recebeu 9.507 inscrições de novos estudantes. Para fazer a matrícula pelo telefone, o interessado só precisa discar o número 156 e escolher a opção 2. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h. Pelo site, as inscrições podem ser feitas durante as 24 horas do dia.

Quem pode se inscrever

As inscrições para o ano letivo de 2022 são somente para novatos da rede pública na educação infantil (pré-escola), no ensino fundamental e no ensino médio. A idade mínima para matrícula é de 4 anos, completados até 31 de março do ano que vem. Na hora do cadastro, o interessado precisa informar o número de CPF do estudante e o CEP da residência onde mora, ou do local de trabalho dos pais ou responsáveis.

Com essas informações, a Educação do DF vai realizar o cruzamento de dados e direcionar os novos estudantes preferencialmente para unidades escolares na região do CEP apresentado na inscrição, seja onde ele mora, seja onde trabalham os pais ou responsáveis.

Resultado

A previsão é de que o resultado seja divulgado em 21 de dezembro de 2021, também pelo site. As matrículas deverão ser efetivadas de 4 a 11 de janeiro de 2022. A secretaria divulgará posteriormente as orientações e os documentos necessários.

Alunos especiais

O cadastro e a triagem de novos estudantes especiais, como também o remanejamento dos que já são matriculados em escolas da rede pública de ensino do DF, serão realizados de 4 a 29 de outubro.

No caso de inscrição e triagem, os interessados devem se dirigir à regional de ensino mais próxima da casa ou do trabalho dos pais ou responsáveis. Para remanejamento (transferência de uma escola pública para outra), é necessário ir à secretaria da unidade escolar onde o estudante está matriculado. Para fazer a matrícula pelo telefone, o interessado só precisa discar o número 156 e escolher a opção 2.

Creche

Os pais ou responsáveis pelas crianças matriculadas em creches públicas e parceiras da Secretaria de Educação que desejarem o atendimento em uma unidade escolar diferente da indicada para o ano letivo de 2022 devem fazer nova inscrição. O cadastro poderá ser feito de 5 a 24 de outubro, por meio da Central de Atendimento ao Cidadão – 156, opção 2.

Caso optem por dar continuidade ao atendimento na rede pública de ensino na escola indicada após a creche onde está matriculado, não é necessário efetivar nova inscrição por parte dos pais ou responsáveis.

*Fonte: Anderson Costolli do Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *