Na zona leste de São Paulo, presidente participou da entrega de acelerador linear para tratamento de câncer
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta 3ª feira (23.jun.2026) que o acelerador linear de alta tecnologia entregue ao Hospital Santa Marcelina, na zona leste de São Paulo, é mais moderno do que o equipamento que usou nas 15 sessões de radioterapia que realizou em Brasília. A unidade paulistana destina cerca de 90% dos atendimentos ao Sistema Único de Saúde
“Deus queira que vocês nunca tenham que fazer, mas a máquina que vocês vão fazer radioterapia, aqui na zona leste, é muito mais moderna do que aquela que eu faço em Brasília, e eu acabei de fazer 15 sessões de Brasília”, disse o presidente.
Lula realizou sessões de radioterapia preventiva depois da retirada de lesão basocelular (câncer de pele) em abril deste ano. A 1ª sessão foi realizada em 25 de maio de 2026 no Hospital Sírio-Libanês de Brasília. No dia 12 de junho, o presidente disse que havia terminado as sessões.
EQUIPAMENTOS DE RADIOTERAPIA
Além do acelerador linear, equipamento utilizado na radioterapia para tratar câncer com feixes de radiação de alta precisão, o governo anunciou a compra de 20 aparelhos de ressonância magnética, que serão distribuídos por todas as regiões do país.
Durante a cerimônia, também foram oficializados o credenciamento do Hospital Santa Marcelina como Hospital de Ensino Nível 1 e a assinatura de um termo de execução de crédito financeiro para a Casa de Saúde Santa Marcelina. Segundo o governo, as iniciativas somam R$ 166,7 milhões em investimentos dos programas Agora Tem Especialistas e Novo PAC Saúde.
Estiveram presentes ao evento o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e a primeira-dama, Janja Lula da Silva.
Assista ao evento de entrega de um acelerador linear de alta tecnologia:




