[ad_1]
O Juiz Substituto de 2º Grau Fabrício Fontoura Bezerra compartilha o caminho para a magistratura, a relação com Brasília e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) em entrevista para o novo episódio do Programa História Oral. A entrevista foi conduzida pelo 1º Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador Roberval Belinati. O episódio foi gravado nesta quinta-feira, 27/2, no Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, e estará disponível em breve no canal oficial do TJDFT no YouTube.
O magistrado é filho de pioneiros de Brasília. O pai, Fernando Bezerra, viera para a cidade trabalhar na Novacap a convite do então Presidente Juscelino Kubitscheck, depois de já ter ajudado na construção da capital goiana. Em sua fala, ele recorda a infância e juventude vivida em lugares emblemáticos de Brasília.
O valor da educação é um ponto de destaque no novo episódio. Mesmo tendo nascido em uma família numerosa, de sete filhos, o Juiz Fabrício Fontoura Bezerra recorda que o desenvolvimento intelectual sempre foi uma prioridade para os pais. “Meu pai lutou para dar a melhor educação para garantir o sucesso dos filhos, e acredito que tenha conseguido. Minha mãe era aquela que cuidava de tudo, nos levava e buscava no colégio”, lembra ele.
Do pai, herdou o gosto pelo Direito. “Meu pai sempre me falava que era uma carreira muito bonita, embora muito árdua”, recorda. O filho hoje segue os mesmos passos da família. Até encontrar-se na magistratura, o Juiz Fabrício Fontoura Bezerra passou pela advocacia, pelas salas de aula, ingressou no serviço público, foi promotor. Descobriu a vocação para ser Juiz ao acompanhar o trabalho de hoje colegas em sua atuação na promotoria.
Ingressou no quadro do Tribunal em 1993. Sua relação com a Casa, no entanto, antecede a data. Ainda na infância, já andava pelos corredores do TJDFT. Antes de aposentar-se, o pai do magistrado fora Diretor-Geral do Tribunal entre 1971-1978, convidado pelo Desembargador José Colombo. “Fui aprovado no TJDFT na mesma época que fui aprovado para Juiz Federal. Mas não tive a menor dúvida de que viria para cá”, compartilha. Na ocasião de sua entrevista, o magistrado doou fotos históricas de seu acervo pessoal ao Memorial do TJDFT, nas quais estão retratados, além do pai, o Desembargador Colombo, autoridades e servidores da época.Na entrevista, você conhece mais sobre a trajetória do Juiz Substituto de 2º Grau Fabrício Fontoura Bezerra no Tribunal, sua história de gratidão ao lado da esposa, do filho e da família e muitos outros temas. Compareceram à gravação do episódio o Juiz Auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Luis Martius Junior; o Assessor da 1ª Vice-Presidência, Jovaldo Rodrigues; a Secretária da Gestão da Informação e do Conhecimento, Gabriela de Angelis de Souza; os(as) servidores(as) Lorena Travaglia, da Coordenadoria de Custódia e Preservação da Memória Institucional, e Guilherme Guth, Gestor Substituto do Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional (Nuami).
Programa História Oral
O Programa História Oral reúne acervo de entrevistas concedidas por magistrados(as), servidores(as), entre outros personagens, que participaram da trajetória do TJDFT.
Os depoimentos trazem um pouco da história do órgão desde a sua instalação, em 1960, até os dias de hoje, e visa manter viva a história do Judiciário da capital do país. Todas as entrevistas estão disponíveis na página do Memorial TJDFT.
O programa, criado e inicialmente conduzido pela Desembargadora Maria Thereza Braga Haynes, teve início em 2008. Em 2024, foi retomado pela 1ª Vice-Presidência do TJDFT, responsável pela manutenção do acervo histórico e pela Memória do Tribunal. A Associação dos Servidores da Justiça do Distrito Federal (Assejus) apoia o Tribunal na implementação do programa.
Acesse a página do Programa “História Oral” e saiba mais sobre a história da Justiça do DF.Fotos: Rafael Victor
[ad_2]
Source link
