Notícias

GDF e Caesb mobilizam esforços para resolver crise hídrica no Sol Nascente


 

GDF e Caesb trabalham em reparos após rompimento de adutora no Sol Nascente/Pôr do Sol

 

 

Mais de 50 técnicos de diversas pastas do Governo do Distrito Federal (GDF) estão mobilizados na avenida principal do Trecho 3 do Sol Nascente/Pôr do Sol, após o rompimento da adutora que abastece a região. Enquanto as equipes da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) realizam os reparos necessários na tubulação, funcionários da administração regional e da Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) trabalham na compactação do solo com material seco.

O secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, explicou que o rompimento da adutora causou um vazamento, encharcando o solo e formando um bolsão de água. “De imediato, comunicamos à Caesb e determinamos que a empresa responsável pela pavimentação auxiliasse na retirada do material úmido e na compactação do solo,” disse. Para facilitar os reparos, foi necessário interromper o fluxo de veículos em frente ao supermercado Trem Bão e suspender o fornecimento de água para as residências e comércios do Trecho 3.

“Por enquanto, será necessário ficar sem água para garantir a segurança durante as interligações das adutoras,” acrescentou Casimiro. Ele destacou que as equipes só deixarão o local quando tudo estiver resolvido, tanto em relação ao abastecimento quanto ao trânsito. “A população precisa de uma resposta rápida para que o fluxo e o comércio voltem à normalidade em um dos pontos mais movimentados do Trecho 3,” ressaltou.

Desde que foi instituído como região administrativa, o Sol Nascente/Pôr do Sol recebeu investimentos significativos do GDF, totalizando mais de R$ 58 milhões apenas em saneamento. Esses recursos permitiram a implantação de 177 km de rede de água e 259 km de rede de esgoto, beneficiando 23.184 lares com acesso à água potável e 17.763 com coleta de esgoto.

A comunidade Fazendinha, no Sol Nascente, ainda não conta com rede de água, mas já iniciou os trabalhos para mudar essa realidade. A Caesb está construindo 4.100 metros de rede de água, que irá conectar 400 moradias e beneficiar mais de 1.600 pessoas.

Com essas obras, quase 100% dos moradores do Sol Nascente passarão a receber água de qualidade. Além disso, a Caesb planeja lançar, até dezembro, uma licitação para construir a Estação Elevatória de Esgoto na Chácara 89, o que permitirá a ativação de cerca de 400 novas ligações de esgoto, beneficiando mais de 1.200 pessoas.

O diretor de Engenharia da Caesb, Sérgio Lemos, ressaltou que a companhia está comprometida com o desenvolvimento da capital. “A Caesb não leva apenas água, mas também cidadania,” afirmou. “Os investimentos da companhia contribuem significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos moradores,” concluiu o diretor.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *