Expansão do Metrô de Samambaia: Ex-secretário Contesta Narrativa e Reivindica Reconhecimento ao Trabalho Técnico
Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília |
A recente aprovação de um empréstimo de R$ 400 milhões pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a expansão do metrô em Samambaia reacendeu discussões sobre a autoria e os méritos do projeto. Durante uma entrevista ao programa *CB.Poder*, o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, atribuiu o avanço da obra ao “afeto do presidente Lula pela população de Brasília”, gerando uma reação imediata do ex-secretário de Projetos Especiais do GDF, Everardo Gueiros.
Para Gueiros, o crédito não deve ser direcionado ao governo federal, mas sim ao esforço técnico e administrativo realizado desde 2019. Na época, enquanto ocupava a secretaria, ele liderou os primeiros passos para a expansão do metrô, que também incluirá melhorias na região de Ceilândia. “A aprovação do financiamento ocorreu na gestão de Lula, mas esse é o desfecho de anos de trabalho planejado. Qualquer outro governo poderia ter formalizado o empréstimo, já que todo o projeto estava estruturado”, afirmou.
O recurso, além de financiar a construção de duas novas estações em Samambaia, beneficiando cerca de 10 mil pessoas diariamente, também destinará R$ 122 milhões para obras nos eixos rodoviários, aliviando o trânsito na capital. Para Everardo, é essencial que a narrativa não seja distorcida para fins políticos, já que a ampliação é resultado de uma articulação complexa que envolveu diversas esferas do governo distrital.
“A população do DF merece respeito e reconhecimento pelo tempo que esperou por melhorias como essas. A expansão do metrô não é um presente, mas uma resposta a uma demanda legítima e urgente da comunidade local”, reforçou o ex-secretário, destacando o caráter técnico e transversal da obra.
As declarações de Grass foram vistas por Gueiros como uma tentativa de transformar um trabalho administrativo de longa data em um ato político isolado. Contudo, ele enfatizou que o foco deve ser o impacto positivo da obra na qualidade de vida dos moradores, deixando as disputas por protagonismo de lado.
A ampliação do metrô de Samambaia representa mais do que uma solução para a mobilidade urbana da região; é também um marco de planejamento estratégico que atende a antigos desejos da população. Enquanto o mérito é disputado, o verdadeiro beneficiado será o Distrito Federal, que avança em infraestrutura e acessibilidade.