Donald Trump vence Kamala Harris e é eleito presidente da República dos Estados Unidos
Trump atingiu a maioria dos 538 delegados do Colégio Eleitoral, com 277 delegados. Projeções confirmam sua eleição
Caio Ayres Faraga/Metrópoles |
Após quatro anos fora do cargo, Donald Trump voltará à Casa Branca para ser o 47º presidente dos Estados Unidos, segundo indicam projeções da Associated Press (AP) e da CNN. A definição aconteceu às 7h35 desta quarta-feira (6/11), horário de Brasília.
O bilionário de 78 anos superou, segundo as projeções, a candidata do Partido Democrata, Kamala Harris, ao atingir a maioria dos 538 delegados do Colégio Eleitoral. Trump está com 277 delegados, dos 270 necessários, e Kamala com 224.
Trump garantiu a eleição ao ganhar em Wisconsin, estado-pêndulo onde Kamala era favorita, e chegar a de 277 delegados no Colégio Eleitoral – 7 a mais do que o necessário.
Antes mesmo do anúncio oficial da vitória, mas quando a projeção dos resultados das urnas já mostravam que sua eleição estava assegurada, Trump e seu companheiro de chapa, J.D. Vance, discursaram para apoiadores em Mar-a-Lago, Flórida. “Teremos a era de ouro dos EUA, que nos permitirá tornar a América grande novamente”, disse.
No “discurso da vitória”, após agradecer a todo o público pelo apoio e pelos votos, Trump, ao lado da esposa, Melania, ressaltou que “esse foi o maior movimento político, nunca antes visto na história deste país”.
“Vamos ajudar o nosso país a ser recuperar, vamos resolver as nossas fronteiras e todos os outros problemas do nosso país. Superamos obstáculos que não achavam possíveis, e olha só o que aconteceu? Não é uma loucura? Mas é uma vitória política nunca antes vista no nosso país.”
Trump prometeu lutar por toda a América e repetiu seu bordão: “Para todos os cidadãos, lutarei por você, por sua família, com cada fibra do meu corpo, até que tenhamos a América que queremos, teremos a era de ouro dos EUA, que nos permitirá tornar a América grande novamente”.
Kamala se recolheu
Quando a eleição do adversário já se mostrava irreversível, a democrata Kamala Harris informou que não faria nenhum discurso na madrugada desta quarta, pois aguardaria “todos os votos serem contados”. Às 4h25, horário de Brasília, a Associated Press (AP) projetou a vitória de Donald Trump ao alcançar 257 delegados, contra 224 de Kamala.
Apoiadores de Kamala Harris estavam reunidos na Universidade Howard, em Washington DC, faculdade onde Kamala se formou, esperando a vice-presidente dos EUA discursar. No entanto, a campanha da democrata anunciou que o discurso será adiado “em uma mensagem ainda otimista”.
Por Carlos Estênio Brasilino e Galtiery Rodrigues – Metrópoles