Deputada estadual Divaneide Basílio foi agredida em evento de combate à violência contra a mulher; primeira-dama afastou segurança
A deputada estadual Divaneide Basílio (PT-RN) foi agredida por um segurança da primeira-dama, Janja da Silva, durante a dispersão do “Ato das Mulheres”, realizado na 5ª feira (25.jun.2026) em Natal. O evento é voltado ao enfrentamento da violência contra a mulher.
Em nota, o diretório do partido no Rio Grande do Norte disse que o episódio aconteceu no momento de saída do ato, quando havia grande aglomeração e movimento de empurra-empurra. Divaneide estava acompanhada de uma criança e foi atingida por uma porta que estava à sua frente e foi fechada bruscamente. Não houve ferimentos graves.
Segundo nota do PT de Natal, a agressão teria sido feita por um agente da Polícia Federal. A primeira-dama Janja repudiou o ocorrido e afastou o agente dos eventos seguintes. A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, também estava presente e prestou solidariedade.
“O episódio foi esclarecido entre os envolvidos e está superado. Também foi reafirmado o compromisso com o fortalecimento dos protocolos de cuidado e organização em atividades institucionais e atos públicos, para que situações como essa não voltem a ocorrer”, diz trecho da nota do diretório estadual.
O PT de Natal classificou o episódio como uma agressão e afirmou que ele partiu de “agente externo à organização do evento”, destacando que medidas foram e estão sendo tomadas.
O diretório estadual do partido classificou o episódio como uma manifestação de “machismo” ao comentar o caso e prestar solidariedade à deputada.
Divaneide, que integra a Secretaria Nacional de Mulheres do PT, afirmou que episódios como esse reforçam a importância do enfrentamento à violência contra mulheres e da garantia de espaços seguros.
Leia a nota do diretório do PT de Natal na íntegra:
“O PT Natal se solidariza com a companheira Divaneide Basílio, que foi vítima de agressão por parte de um agente da Polícia Federal em evento político realizado em Natal, no dia 25 de junho, com a presença da primeira-dama do Brasil.
Ressaltamos a agressão decorreu de agente externo a organização partidária do evento e que medidas foram e estão sendo tomadas pelo nosso Partido. A primeira-dama, assim que foi informada, prontamente repudiou o ocorrido e afastou o agente dos eventos seguintes. Os covardes que cometem esse tipo de brutalidade e os que propagam mentiras sobre a situação merecem todo nosso repúdio.
O PT não naturaliza nenhum tipo de violência e foi criado para combater todo tipo de opressão. A luta pelo fim da violência contra mulheres e pessoas negras é parte fundamental da nossa razão de existir e diante disso jamais nos calaremos, sempre repudiaremos. À nossa querida companheira Divaneide, deputada estadual e ex-presidenta do PT Natal, e acima de tudo uma militante incansável e dedicada ao nosso Partido, nosso pleno apoio e irrestrita solidariedade.”
Leia a nota do diretório do PT-RN na íntegra:
“A deputada estadual Divaneide Basílio esclarece que o episódio ocorrido ao final do Ato das Mulheres, nesta quinta-feira (25), aconteceu durante a intensa movimentação de saída do evento, quando houve grande aglomeração de pessoas.
Nesse contexto, a deputada Divaneide, que estava identificada e acompanhada de uma criança, foi atingida quando uma porta foi fechada de forma brusca em meio ao empurra-empurra. Felizmente, não houve ferimentos graves.
A primeira-dama Janja da Silva manifestou solidariedade à deputada, e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, prestou apoio e acompanhou pessoalmente a situação. A deputada agradece a atenção e a solidariedade da ministra, bem como as inúmeras manifestações de apoio, carinho e acolhimento recebidas de mulheres de todas as regiões do Rio Grande do Norte.
O episódio foi esclarecido entre os envolvidos e está superado. Também foi reafirmado o compromisso com o fortalecimento dos protocolos de cuidado e organização em atividades institucionais e atos públicos, para que situações como essa não voltem a ocorrer.
A deputada Divaneide, integrante da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, reafirma seu compromisso com o enfrentamento à violência contra as mulheres, uma das principais bandeiras de seu mandato. Episódios como este demonstram que o machismo ainda se manifesta nos mais diversos espaços da sociedade, reforçando a necessidade de fortalecer políticas públicas, instituições e mandatos comprometidos com a promoção da igualdade, do respeito e da garantia dos direitos das mulheres.”



