Corredor da Rodoviária da Asa Sul recebe novo pavimento rígido em concreto
As obras de construção do corredor exclusivo de ônibus que faz a ligação do Setor Policial Sul com a Rodoviária da Asa Sul chegaram à etapa final de instalação do novo pavimento da via, que passará a ser inteiramente de concreto. Mais resistente e durável, o material é adequado para trechos onde há deslocamento de veículos pesados, já que produz menos ondulações e desníveis em relação ao asfalto tradicional.
O investimento na troca do pavimento do corredor é de R$ 13,2 milhões. O montante também contempla a execução da drenagem, sinalização horizontal e vertical, além do paisagismo. A expectativa é garantir um deslocamento mais seguro e confortável a 45 mil pessoas todos os dias, entre motoristas e usuários de transporte público.
“Com esse trecho concluído, restará apenas a ligação do Setor Policial com a Epig para darmos funcionalidade a todo esse novo corredor de ônibus. Ele vai diminuir bastante o tempo de deslocamento de quem utiliza ônibus, além de aliviar o trânsito para os demais condutores”, destaca o secretário de Obras e Infraestrutura do DF, Valter Casimiro.
O titular da pasta explica que o corredor é construído em paralelo às faixas existentes. “Com isso, poderemos liberar uma das faixas também para tráfego do carro de passeio. A via passará a ter três faixas para veículos menores e uma exclusiva para o transporte coletivo”.
A troca do pavimento antecede a execução dos serviços complementares da obra. “Finalizada a concretagem, iremos para a parte de acabamento e urbanização da obra, com a instalação de meio-fio, abertura de boca de lobos e plantio de grama”, detalha o engenheiro João Vitor Ramos, executor do contrato.
A obra, dividida em duas partes por questões de logística e segurança, teve início pelo trecho entre o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar e a estação rodoviária, onde foram construídos e entregues dois viadutos. Quando concluído, o complexo vai facilitar o percurso que leva ao Aeroporto de Brasília, Eixo L, W3, L2 e L4 Sul.
Histórico
A execução do corredor exclusivo estava paralisada desde abril de 2023 em virtude da rescisão do contrato com a empresa responsável e, com a chegada da estiagem, foi assinada uma nova ordem de serviço para dar continuidade aos trabalhos.
Na ocasião, a Secretaria de Obras e Infraestrutura rescindiu contrato firmado com a empresa Concrepoxi Engenharia que celebrava a construção de dois viadutos no Setor Policial Sul, a execução de 850 metros de redes de drenagem e 2 km de pavimentação. O acordo previa o investimento de R$ 8 milhões em obras.
À época, estavam pendentes de execução serviços como a instalação de pavimento rígido em trecho que vai dos viadutos à estação de ônibus, além de sinalização vertical e horizontal e paisagismo.
A empresa descumpriu cláusulas contratuais e promoveu atrasos injustificados no cronograma de obras estabelecido. Também paralisou a execução de serviços sem justa causa, configurada pela falta de pessoal e maquinário no canteiro de obras desde o início deste ano, e ainda deixou de executar serviços previstos em contrato, de forma total ou parcial, no valor de R$ 1,2 milhão.