Copa: ao menos 22 governadores liberarão funcionários na 2ª feira

Medida inclui ponto facultativo, horário especial e saída antecipada de servidores no dia da partida da seleção na Copa

Governadores de 22 unidades federativas vão alterar o expediente de seus funcionários públicos na 2ª feira (29.jun.2026), data em que a seleção brasileira enfrenta a do Japão pela Copa do Mundo. A partida será às 14h, no horário de Brasília.

O levantamento considera decretos, comunicados oficiais e regras de funcionamento de governos estaduais e do Distrito Federal que estabelecem ponto facultativo integral ou parcial, horário especial ou liberação antecipada no dia do jogo.

A conta também inclui casos em que a suspensão do expediente não foi motivada diretamente pela partida, mas por feriado ou ponto facultativo relacionado ao Dia de São Pedro, comemorado em 29 de junho.

A liberação não será uniforme. Em parte das unidades federativas, o ponto facultativo vale para todo o expediente. Em outras, trabalhadores serão liberados apenas algumas horas antes do jogo. Há ainda casos em que os funcionários poderão encerrar a jornada antecipadamente, mas terão de compensar depois as horas não trabalhadas.

Em Minas, os funcionários públicos podem antecipar a saída em até 3 horas antes do início da partida, com reposição das horas até 30 de setembro. No Rio Grande do Sul, decreto autoriza o encerramento do expediente 2 horas antes dos jogos do Brasil, também condicionado à compensação posterior.

Em Alagoas e Sergipe, a liberação está ligada às celebrações de São Pedro. Em Alagoas, 29 de junho integra o calendário oficial como feriado estadual. Em Sergipe, o governo decretou ponto facultativo a partir das 12h, na véspera de São Pedro, em órgãos e entidades da administração pública estadual do Executivo.

Apesar das liberações, serviços essenciais continuam funcionando. As regras não abrangem atividades de atendimento ininterrupto ou indispensável, como saúde, segurança pública, urgência e emergência, que devem operar em regime de plantão ou escala própria. Na prática, o ponto facultativo atinge principalmente quem trabalha em áreas administrativas de secretarias, autarquias e fundações estaduais.

Servidores públicos de algumas capitais do país também terão um expediente mais flexível no dia do jogo. É o caso, por exemplo, de Manaus, São Luís, Cuiabá, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo e Palmas. 

COPA DO MUNDO

A Copa do Mundo é um evento esportivo privado com fins de lucro. É realizado a cada 4 anos pela Fifa. As seleções se classificam por meio de eliminatórias. A comissão técnica e o elenco de cada time que disputa a competição são escolhidos por entidades privadas.

No caso do Brasil, cabe à CBF definir quem é o treinador e quais são os jogadores “convocados” (na realidade, todos são convidados e vai quem tem interesse; como o ganho comercial de marketing é grande, os atletas atendem à “convocação”).

O governo do Brasil não tem nenhuma influência na escolha do time que participa do torneio. Ou seja, não é o país que está representado na Copa do Mundo, mas uma equipe de futebol escolhida por uma entidade privada.

Leia também:


source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com