Notícias

CEF 102 Norte recebe 25 computadores do Reciclotech


Escola pública de Brasília recebe computadores do Reciclotech, programa que transforma lixo eletrônico em inclusão digital

 

No dia 7 de agosto, o Centro de Ensino Fundamental 102 Norte vivenciou um momento marcante ao receber 25 computadores do programa Reciclotech, iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF). “Quando chegaram as máquinas, coincidentemente, os alunos estavam no pátio e nós mostramos para eles. Foi emocionante ouvir os gritos de alegria”, relatou a diretora, Viviane Lima. Entre os estudantes presentes estava Lucas Brilhante, de 13 anos, que guarda com carinho a memória do momento: “Foi um dia especial, porque começamos a pesquisar na internet e isso está ajudando no desempenho de muitos alunos”.

O CEF 102 Norte é uma das diversas instituições contempladas pelo Reciclotech, que transforma o que seria lixo eletrônico em ferramentas para a educação e a inclusão digital. O programa recolhe equipamentos descartados em Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), capacita jovens para recondicionar esses itens e doa os computadores restaurados para órgãos públicos ou entidades sem fins lucrativos. Desde seu início, em 2020, o Reciclotech já formou 2.065 jovens, entregou 3.919 computadores e descartou corretamente 2.237 toneladas de lixo eletrônico. Atualmente, há 102 PEVs espalhados por todas as regiões administrativas do DF, além de cinco Polos de Economia Criativa (PECs), onde são ministradas aulas de qualificação para jovens.

Para o secretário Leonardo Reisman, que visitou o CEF 102 Norte, o programa representa um ciclo completo e sustentável: “O mais interessante é ver que esses computadores, que antes eram lixo eletrônico, foram recondicionados por alunos capacitados e agora estão nas mãos de outros estudantes, contribuindo para a inclusão digital”.

Os computadores são usados na escola para pesquisas, digitação e atividades lúdicas, ampliando as oportunidades de aprendizado dos estudantes. “Essa geração está muito conectada com a tecnologia, eles amam aprender com ela. A motivação dos alunos aumenta muito quando sabem que haverá uma aula na sala de informática”, destacou a diretora Viviane Lima.

O coordenador de Tecnologia Educacional da escola, Rúben Reis, ressaltou a importância da doação: “Antes, tínhamos dez computadores de qualidade inferior, recebidos de doações esporádicas. Com o Reciclotech, recebemos 25 de uma vez, o que deu um upgrade significativo no nosso laboratório”.

Os estudantes também percebem o impacto do programa. Wendell Sousa, de 11 anos, relata: “Eu gosto dos computadores e, como sou autista, eles ajudam muito no aprendizado”. Já Valentina Carvalho, de 12 anos, lembrou a dificuldade que muitos enfrentavam antes da chegada dos novos computadores: “A gente não tinha como pesquisar, tinha que usar o celular, e a maioria das pessoas não tinha celular com internet”. Ela também mencionou o aprendizado com o Microsoft Word: “Eu nem sabia que existia e é um recurso básico para os trabalhos”.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *