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Black friday movimenta comércio de Brazlândia

A Black Friday já se consolidou como uma importante data no calendário comercial do Brasil, marcando o início da temporada de compras natalinas e trazendo para os lojistas a expectativa de boas vendas. Comemorado sempre na última sexta-feira do mês de novembro, a Black Friday deste ano acontece hoje (dia 26). Porém, as promoções e descontos já estão acontecendo há semanas, movimentando as lojas e sites de e-commerce e acelerando a economia brasileira.

Em Brazlândia diversas lojas se movimentaram e preparam o comércio com várias promoções para esse período. Com descontos que chegam a 50%, o Hospital Veterinário de Brazlândia é um exemplo dessa ação.

Segundo especialistas, a Black Friday é uma ótima oportunidade para aproveitar os descontos, no entanto é necessário ter alguns cuidados para não ser prejudicado.

Fique atento para não cair em golpe! Atenção ao preço

Segundo o Procon-RJ, o consumidor precisa prestar atenção no valor à vista e parcelado do produto. Alguns fornecedores informam com destaque apenas o valor da parcela e em letras miúdas a quantidade de prestação. Essa é uma prática que desrespeita o Código de Defesa do Consumidor e engana muita gente.

Segurança no comércio eletrônico

Ao entrar no site, confira na barra do navegador se o endereço eletrônico usa o protocolo HTTPS e se é exibido um ícone em forma de cadeado fechado. Isso indica que o site é seguro e possui certificado digital.

Sites com preços muito abaixo do mercado precisam de atenção. O consumidor deve desconfiar desse tipo de e-commerce. Caso deseje comprar em um site desconhecido, antes de fechar o negócio, consulte a lista de páginas não recomendadas do Procon-RJ.

Veja também o que os clientes estão falando nas redes sociais e consulte a reputação do fornecedor nos sites especializados como, por exemplo, o “Reclame Aqui” ou o “E-bit”.

Prazo de troca

Algumas lojas físicas não aceitam a troca de produtos comprados na Black Friday, o que é permitido, desde que a informação esteja clara para o consumidor. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor não tem obrigação de trocar o produto se este não apresenta vício ou defeito. Por isso é muito importante perguntar sobre a política de troca da loja e ter certeza do que está comprando.

Já nas compras realizadas pela internet ou fora do estabelecimento comercial, existe o direito de arrependimento. Portanto, o consumidor que efetuou a compra de algum produto ou contratou algum serviço fora do estabelecimento comercial, tem até sete dias a contar da data compra ou do recebimento do produto/serviço, para se arrepender e solicitar o cancelamento da compra.

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