Atrasada, obras da UPA de Brazlândia completam 18 meses sem data para entrega
Por Vinícius Brasileiro
Em abril de 2020 o Governo do Distrito Federal anunciou a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento em Brazlândia. Localizada na área especial entre as quadras 37 da Vila São José e quadra 5 do Setor Veredas, em frente a Praça da Bíblia, a unidade estava prevista para ser entregue em 16/12/2020, porém as obras não terminaram e não há previsão para a entrega da UPA à comunidade da cidade.
Segundo o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), em setembro a obra estava 72% concluída e está no ritmo previsto.
Para Maria do Socorro de 58 anos de idade, moradora da Vila São José, “é uma pena a UPA ainda não está funcionando. Ajudaria bastante os moradores da região, ainda mais em uma época de pandemia.”
Após inaugurada, a UPA terá capacidade para atender 4.500 pacientes por mês ou 54 mil pessoas por ano, o que, segundo o IGESDF, equivale à população de Brazlândia.
A UPA contará com sala verde (10 poltronas de medicação), sala amarela (6 leitos de observação e 1 leito de isolamento), Sala Vermelha (2 leitos de atendimento crítico emergencial), 3 consultórios e uma área de classificação de risco. Deve contar também com sala de Raio-X e laboratório de exames. Vão atuar na UPA 146 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e pessoal administrativo.