Esportes

Aos 9 anos, ‘Pitgirl’ Duda desafia o mundo do Jiu-Jitsu e busca apoio para conquistar a Europa

Jovem atleta treina mais de 3 horas por dia enquanto a família busca patrocínios e apoio na Vakinha. Saiba como ajudar

No mundo do Jiu-jitsu, onde cada movimento exige precisão, força e determinação, uma jovem brasiliense já se destaca. Com apenas 9 anos, Maria Eduarda Lima Peixoto, conhecida no tatame como “Pitgirl”, conquistou uma vaga para disputar o Campeonato Europeu, nos dias 26 e 27 de outubro. Mas, além de treinar pesado, Duda enfrenta também o desafio de conseguir apoio financeiro para realizar o sonho de competir no exterior. A família busca patrocínios e abriu uma Vakinha para custear a participação no campeonato. Veja como ajuda aqui.

*História de Duda*
Desde os 6 anos, Duda, como é carinhosamente chamada, encontrou no Jiu-jitsu mais do que um esporte: uma paixão que a desafia e a motiva. E seus sonhos são grandes. Quando crescer, ela quer conquistar a faixa preta e vencer o campeonato mundial. Depois, deseja dar aulas para compartilhar sua experiência e história com outras crianças.

Mesmo nas horas livres, Duda mantém o foco no Jiu-jitsu. Em casa, gosta de praticar as posições que ainda está aprendendo e diz se sentir à vontade no tatame. “Quando entro para lutar, fico nervosa porque sei que minha adversária também treinou muito para estar ali, mas entro determinada a dar o meu melhor para vencer.”

*Conquistas*
Agora, com a faixa cinza com preto amarrada à cintura, Duda já carrega no currículo conquistas impressionantes. Entre elas, medalhas de ouro e prata nas duas edições do renomado Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu (CBJJE) de 2024, categoria infantil, de 4 a 15 anos, disputadas em São Paulo, onde enfrentou adversárias de peso com a garra de uma verdadeira campeã.

Dedicada, obstinada e feroz em suas lutas, Duda é um exemplo de como a disciplina e o amor pelo esporte podem levar um atleta longe. Ela treina intensamente de 3 a 4 horas por dia, alternando entre técnicas avançadas de Jiu-jitsu e exercícios de condicionamento físico.

Cabeça de campeã
Marcus Wolgher, professor faixa preta 1º grau, acompanha a Duda há três meses nos treinos e descreve a jovem atleta como uma ‘neném com cabeça de campeã’. O que a diferencia das demais atletas, segundo Marcus, é a força de vontade, chegando a fazer mais de três horas de treinos por dia. Para a Duda ir mais longe, segundo ele, “só o tempo e apoios financeiros para cobrir os devidos gastos necessários”.

A manutenção de sua rotina de treinos e a participação em competições exigem um alto investimento. Entre nutricionistas, fisioterapeutas, treinamentos específicos e viagens para os torneios, os custos são elevados. Para apoiar a atleta, acesse a Vakinha aqui (link).

Como ajudar
Maria Eduarda Lima Peixoto é uma jovem promissora no Jiu-jitsu e sua história está apenas começando. Ela acredita que, com dedicação e amor pelo que se faz, os limites podem ser superados. Se há alguém que merece apoio para alcançar voos ainda maiores, essa pessoa é a “Pitgirl” Duda.

Seja um incentivador da jovem atleta e faça parte dessa conquista!⁷
Transfira usando a chave Pix 5035536@vakinha.com.br ou contribua pelo site do Vakinha: 
Para apoiar a atleta em sua jornada para o Campeonato Europeu, é possível transferir usando a chave Pix 5035536@vakinha.com.br ou contribuir pelo site do Vakinha, no link: http://vaka.me/5035536?utm_campaign=whatsapp&utm_medium=website&utm_content=5035536&utm_source=social-shares

Medalhas:

Federação Brasiliense de Jiu-Jitsu Desportivo (FBJJD) 2023
MEDALHA DE OURO – categoria Mirim 2 ( 8 e 9 anos ) / feminino / faixa cinza e amarela

Federação Brasileira de Mixed Martial Arts (FBMMA) 2024
MEDALHA DE OURO – categoria feminino/infantil / Faixa branca  cinza / pesado
MEDALHA DE PRATA – categoria feminino / infantil/ faixa branca + cinza/ pesado
Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE) 2024
MEDALHA DE PRATA – feminino/infantil / faixa cinza+amarela / pesado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *