Anvisa suspende venda e uso de todos os alimentos da marca Fugini
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, nessa quarta-feira (29/3), a venda e o uso de todos os produtos da marca Fugini, do grupo Fugita. A decisão da agência também proíbe a fabricação, comercialização e distribuição dos alimentos da marca.
A empresa se destaca pela produção de molhos de tomate, conservas vegetais e outros molhos, como maionese e mostarda. Segundo a Anvisa, a medida é preventiva e foi adotada após a realização de uma inspeção sanitária, que encontrou falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à higiene.
A fiscalização também identificou irregularidades na qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas e rastreabilidade. A suspensão valerá até que a empresa adeque o processo de fabricação dos produtos às boas práticas de fabricação.
Matéria-prima vencida
Nesta quinta-feira (30/3), a Anvisa determinou o recolhimento de lotes de maionese da Fugini por terem sido comercializados com matéria-prima vencida.
O recolhimento afeta os potes de maionese a vencer em janeiro de 2023, com lote iniciando em 354, bem como produtos do alimento com validade determinada em janeiro, fevereiro e março de 2024.
“Conforme o Código de Defesa do Consumidor, alimentos vencidos, incluindo suas matérias-primas, são considerados impróprios para o consumo, e a sua exposição à venda ou ao consumo é considerada infração sanitária”, informa a Anvisa.
A empresa alimentícia Fugini admitiu ter usado corante vencido na produção de um lote de maionese. No entanto, a indústria informou que o percentual da substância imprópria para consumo é pequeno.
Fonte: Metrópoles