Ação da Embraer (EMBR3) cai após greve em fábrica – mas analistas veem solução rápida

Metalúrgicos da Embraer (EMBR3) em São José dos Campos (SP) aprovaram nesta quarta-feira greve por tempo indeterminado, cobrando reajuste salarial de 11%, afirmou o sindicato local citando decisão tomada em assembleia realizada mais cedo. Com isso, as ações se destacavam entre as baixas do Ibovespa, com queda de 1,56%, a R$ 74,67, às 10h35 (horário de Brasília) desta quarta-feira (17).

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos afirmou em comunicado à imprensa que a Fiesp, que representa o setor aeronáutico, propôs reajuste salarial de apenas pela inflação, de 5,05% e redução da estabilidade de emprego para acidentados e doenças ocupacionais ante condição atual que prevê, segundo a entidade, estabilidade até a aposentadoria.

Na visão do JPMorgan, essa questão deve ser resolvida em breve, pois potenciais greves fazem parte de uma ferramenta dos trabalhadores para renegociar salários.

Além disso, acredita que apenas uma parte dos trabalhadores está participando da mobilização atualmente.

Os analistas citam que, assumindo que não haja grandes interrupções no cronograma de produção, há a projeção de um impacto potencial de cerca de 25 pontos-base (bps) nas margens brutas nos próximos 12 meses, assumindo que a mão de obra represente cerca de 20% dos custos da Embraer na fábrica de São José dos Campos e que esse aumento impactará 100% da aviação comercial e 50% da aviação executiva.

O Bradesco BBI aponta que apenas 7,06% dos funcionários da Embraer em suas unidades brasileiras são sindicalizados, o que poderia mitigar quaisquer potenciais interrupções na produção de aeronaves. Além disso, em 2023, uma greve semelhante foi suspensa após apenas 4 horas.

Continua depois da publicidade

O JPMorgan também traz um histórico das últimas paralisações. Em novembro de 2014, os trabalhadores da mesma fábrica entraram em greve que durou 4 dias. Na época, os trabalhadores reivindicavam um aumento salarial de 10%, juntamente com ajustes nos benefícios, em comparação com a proposta da Embraer de um aumento de 7,4%.

“Vale ressaltar que, durante esses 4 dias (5 de novembro de 2014 a 10 de novembro de 2014, 4 dias sendo úteis), a ação caiu 3,4%, contra baixa de 1,8% do Ibovespa”, ressalta.

O JPMorgan segue otimista, embora as ações da Embraer estejam em baixa hoje devido a essas notícias, permanece otimista, visto que a empresa está sendo negociada abaixo do nível de 8 de julho. Nesta semana, o próprio JPMorgan apontou que há uma desconexão entre fundamentos e desempenho, não refletindo o fluxo de notícias positivas dos últimos 90 dias – o maior pedido feito por empresa de jatos E2 da história (junto com a entrada nos EUA) + nenhuma exposição às tarifas adicionais dos EUA sobre o Brasil de 50%.

Continua depois da publicidade

O BBI também tem visão positiva, com recomendação outperform (desempenho acima da média do mercado), com preço-alvo de US$ 68 por ADR (recibo de ações negociado nos EUA) ERJ.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com