Equatorial Goiás alerta para aumento no risco de queimadas nas próximas horas

Equatorial Goiás alerta para aumento no risco de queimadas nas próximas horas
Estiagem passa de 131 dias nas regiões norte e oeste do estado; companhia reforça medidas de segurança em caso de incêndios próximos da rede elétrica

Goiás enfrenta um cenário preocupante com a estiagem prolongada, que já ultrapassa 131 dias sem chuva em algumas regiões do norte e oeste do estado. A Equatorial Goiás alerta que o clima seco, altas temperaturas e a baixa umidade do ar aumentam significativamente o risco de incêndios florestais e urbanos. O cenário coloca a companhia em atenção para o risco de queimadas próximas da rede elétrica e que podem causar impactos significativos no fornecimento de energia nas próximas horas.

Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), a semana será marcada por umidade relativa do ar abaixo de 12% – nível de emergência – e altas temperaturas em várias regiões do estado. Porangatu e Cidade de Goiás devem registrar máximas de 41 °C, enquanto Itumbiara, Aruanã e Minaçu chegam a 40 °C. Outro ponto de atenção são os municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Luziânia, Jataí e Morrinhos, que estão em alerta de risco potencial de incêndios, diante das condições críticas conhecidas como “fator 30, 30, 30”.

Fator 30,30,30 e sua influência nas queimadas

As condições climáticas em Goiás estão inseridas no chamado fator 30,30,30 – combinação de temperatura acima de 30 °C, umidade relativa do ar abaixo de 30% e ventos moderados ou fortes. Esse conjunto torna o ambiente muito mais propício a uma queimada e à propagação das chamas.

Atualmente, a situação está ainda mais crítica: a umidade no estado já se encontra abaixo de 20%. Isso significa vegetação mais seca, maior facilidade para o fogo se alastrar e dificuldades adicionais no trabalho de contenção. Como a maioria dos incêndios tem origem em ações humanas, a prevenção e a conscientização se tornam fundamentais nesse período.

Monitoramento em tempo real

A distribuidora atua intensamente no período de seca e reforça o monitoramento da rede de distribuição em tempo real em todo o estado. Quando uma queimada atinge cabos, o Centro de Operações Integradas é acionado e, imediatamente, equipes iniciam manobras telecomandadas para reduzir a extensão dos impactos. Elas são uma alternativa da concessionária para reduzir o tempo de espera do cliente para o retorno do fornecimento.

Com elas, é possível restabelecer o serviço em menos de um minuto, em uma ocorrência que poderia durar horas, dependendo da situação. Por meio das manobras, técnicos operam à distância os equipamentos e identificam trechos com defeito para restabelecer imediatamente o fornecimento. Enquanto isso, técnicos profissionais são enviados ao local do incêndio para iniciar o serviço de reconstrução do trecho danificado.

O monitoramento das queimadas é realizado 24 horas por dia pelo Centro de Operações Integradas, com equipes preparadas para agir rapidamente sempre que necessário. “Em caso de incêndios, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros e mantenha distância segura do local. É fundamental também evitar qualquer proximidade com a rede elétrica, pois o fogo pode danificar os cabos, provocando curtos-circuitos e riscos de choque elétrico. Se notar que as chamas atingiram a rede, entre em contato pelos nossos canais de atendimento”, alerta o gerente do COI, Vinicyus Lima.

Dicas de segurança: como evitar acidentes e impactos na rede elétrica

A concessionária reforça a necessidade da conscientização da população para evitar queimadas, acidentes e interrupções no fornecimento de energia. As orientações de segurança são:
* Não queime lixo ou restos de vegetação seca (como folhas e galhos);
* Evite o uso do fogo para limpeza de terrenos ou pastagens;
* Não descarte bitucas de cigarro ou lixo às margens de rodovias ou em áreas com vegetação seca;
* Mantenha terrenos limpos e livres de materiais inflamáveis;
* Em caso de fogo, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193.

A distribuidora também reforça a importância do registro de ocorrências por meio dos seus canais de atendimento, disponíveis 24 horas:

* Atendente virtual Clara pelo WhatsApp: (62) 3243-2020;
* Aplicativo Equatorial Energia (novo app), disponível para Android e iOS;
* Call Center 0800 062 0196;
* Agência virtual: www.equatorialenergia.com.br;
* SMS: envie “Faltadeenergia + número da UC” para 27949.

*Com informações da Equatorial Goiás

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