Imprensa internacional repercute prisão domiciliar de Jair Bolsonaro

Veículos da mídia internacional noticiaram a prisão domiciliar do ex-presidente nesta segunda-feira (4/8)

O ex-presidente Jair Bolsonaro teve sua prisão domiciliar decretada nesta segunda-feira (4/8) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Os veículos de imprensa internacionais repercutiram a decisão, que também ordenou a apreensão do aparelho celular pessoal de Jair.

O jornal americano New York Times afirmou que a prisão do ex-presidente está “no centro da disputa tarifária do presidente Trump com o Brasil”, e apontou que ele não poderá mais sair de casa ou usar suas redes sociais.

Veja as fotos

Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Jair BolsonaroFoto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

Reprodução: YouTube/Reuters

Bolsonaro concedeu entrevista à ReutersReprodução: YouTube/Reuters

Portal LeoDias

O ex-presidente Jair BolsonaroPortal LeoDias


O também americano Wall Street Journal citou que o ex-presidente foi acusado de “desafiar uma ordem do Supremo Tribunal Federal que o proibia de usar redes sociais e de incitar ataques à instituição”, refletindo diretamente as ações citadas pelo STF como motivos do mandado. Também foi citada a relação de Bolsonaro com o presidente americano Donald Trump: “Nas últimas semanas, [o presidente dos EUA, Donald] Trump buscou intervir em favor de Bolsonaro”.

O britânico The Guardian noticiou os motivos da prisão, dizendo que Bolsonaro tentou “violar medidas preventivas impostas em meio a preocupações de evitar punição sobre uma alegada tentativa de golpe”. O jornal também citou diretamente parte da decisão de Moraes, dizendo que o ex-presidente teria “usado as redes sociais de aliados para compartilhar mensagens contendo ‘claro encorajamento e incitação a atacar o Supremo Tribunal Federal, e apoio explícito à intervenção estrangeira no Judiciário brasileiro’”.

A BBC destacou que Bolsonaro participou, através de chamada, das manifestações contra o STF que aconteceram neste último domingo (3/8). Eles também afirmam que Jair “nega as acusações de que teria planejado um golpe”.

O arábico Al Jazeera afirmou que o ex-presidente está “sob prisão domiciliar enquanto enfrenta acusações de ter tentado reverter a eleição de 2022 vencida por seu oponente de esquerda, Luiz Inácio Lula da Silva”.

O francês France-Presse citou a declaração de Alexandre de Moraes, afirmando que a Justiça não aceitaria ser “tratada como uma tola”.

A mídia internacional continua repercutindo a prisão do ex-presidente. É esperado que o líder americano Donald Trump comente sobre o mandado, por ele já ter se pronunciado anteriormente em defesa de Bolsonaro.

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *