Notícias

Bahia registra sexto caso de Botulismo em 2024


 

A Bahia confirmou o sexto caso de botulismo em 2024, resultando em duas mortes. Vigilância Epidemiológica alerta para cuidados com alimentos contaminados

 

 

Uma doença rara e grave tem gerado preocupação na Bahia. Nesta quarta-feira (25), a Vigilância Epidemiológica do estado confirmou o sexto caso de botulismo em 2024. Dentre os casos, duas pessoas morreram, três permanecem hospitalizadas e apenas um paciente teve alta. As vítimas são de Salvador, Campo Formoso, Senhor do Bonfim e Cícero Dantas.

A principal suspeita é que a infecção tenha ocorrido pela ingestão de mortadela de frango contaminada. Em 2023, foram registrados apenas dois casos de botulismo na Bahia, ambos em Feira de Santana.

Em um vídeo divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, Eleuzina Falcão, coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis, destacou a gravidade da doença, afirmando que um único caso já pode ser considerado um surto. Ela pediu que a população fique atenta aos sintomas, especialmente a paralisia muscular repentina.

“É fundamental também redobrar o cuidado com alimentos e bebidas. Verificar prazo de validade, selo de qualidade, lata estufada e vidros embaçados”, alertou Eleuzina.

O botulismo é uma doença neuroparalítica rara e grave, não contagiosa, causada pela toxina da bactéria Clostridium botulinum. A infecção ocorre por ferimentos ou ingestão de alimentos contaminados com conservação inadequada. A notificação do botulismo é compulsória e deve ser feita em até 24 horas para que as ações de vigilância sejam implementadas a fim de prevenir novos casos, já que a doença pode levar à morte por paralisia da musculatura respiratória.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *