Passageiro morre após PMs atirarem contra BMW que furou blitz no DF
Motorista do carro de luxo estava bêbado, tentou fugir da fiscalização e atropeou um policial. Caso está em investigação
Um homem morreu após o carro em que estava, uma BMW branca, ser alvejada por policiais militares no Eixo Monumental, em Brasília, na noite desse sábado (28/10). Pouco antes, o motorista do veículo de luxo furou uma blitz e atropelou um dos PMs que estavam na fiscalização.
A vítima estava no banco do carona. Ela se chama Islan da Cruz Nogueira, de 24 anos. Uma investigação vai apurar se houve excesso. Todas as armas foram recolhidas e enviadas para a perícia.
O motorista da BMW, Raimundo Cleofás Alves Aristides Júnior, 41, estava embriagado. Ele foi preso por tentativa de homicídio e embriaguez ao volante.
Blitz
A Polícia Militar (PMDF) montou uma blitz da Operação Álcool Zero na DF-010, perto de bares. Por volta das 23h, o motorista da BMW foi parado. Os policiais chegaram a solicitar que o motorista descesse do automóvel de luxo.
No entanto, Raimundo não obedeceu o comando e arrancou com o carro. O motorista atropelou um policial militar e começou a fugir. Os policiais militares o perseguiram, atirando contra o veículo.
A perseguição seguiu pelo Eixo Monumental, até o momento em que Raimundo parou o carro e se entregou. Ao verificar o interior da BMW, os policiais se depararam com o passageiro ferido por tiros.
Islan morreu no local. O policial militar atropelado foi levado para o Hospital de Base. Após avaliação médica, recebeu alta.
Apuração
O caso é investigado pela Polícia Civil do DF (PCDF). A PMDF divulgou nota sobre o episódio, lamentando a morte. A instituição também instaurou um procedimento de apuração dos fatos.
A PMDF também destacou que o condutor da BMW desobedeceu as ordens dos policiais.
“A Polícia Militar do Distrito Federal informa que, no início da madrugada deste domingo (29), um veículo foi parado em uma blitz na DF – 010. O condutor desobedeceu às ordens emitidas pelos policiais, acelerou e atropelou um policial militar. Neste momento, disparos foram efetuados contra o veículo.
O veículo foi interceptado na via S1, e foi constatado que o passageiro havia sido atingido. O SAMU prestou atendimento, mas o homem, infelizmente, veio a óbito.
O condutor apresentava evidentes sinais de embriaguez e recusou-se a fazer o teste de alcoolemia. Foi emitido um auto de constatação, e o motorista foi conduzido à 5ª Delegacia, onde foi autuado por embriaguez ao volante e tentativa de homicídio contra um agente de segurança.
O policial militar atingido pelo veículo foi levado ao Hospital de Base, onde recebeu atendimento médico e foi liberado.
Visando esclarecer todas as circunstâncias que envolvem o caso, foi instaurado procedimento apuratório pelo Departamento de Controle e Correição (DCC) da PMDF.”
Fonte: Metrópoles