Notícias

Pacientes reclamam de demora no atendimento em UPA de Brazlândia

Não é de hoje que usuários têm reclamado dos atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento do Distrito Federal, recentemente o Brasília Online divulgou em seu perfil do Instagram, brasilia.online, uma discussão entre pacientes e trabalhadores da UPA de Samambaia.

Nesta quarta-feira (29) foi a vez de recebermos várias reclamações do atendimento da UPA de Brazlândia, que fica localizada na quadra 36 da Vila São José.

Tassiane Moraes, moradora da cidade, chegou na unidade por volta 7:30 e só conseguiu ser atendida às 16h. Segundo ela, os médicos só estavam atendendo os casos de emergência ou muito urgentes.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) usa pulseiras coloridas para identificar o estado de saúde dos pacientes desde 2014. Esse sistema prioriza o atendimento pela gravidade do caso e não pela idade ou ordem de chegada.

As pulseiras têm as cores: vermelha (emergência); laranja (muito urgente); amarela (urgente); verde (pouco urgente) e azul (não urgente).

Segundo o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF), responsável pela gestão da unidade, o aumento dos casos de síndrome respiratória tem levado muitas pessoas a procurarem atendimento médico o que têm sobrecarregado o atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *