80.000 manifestantes paralisam Bruxelas em greve nacional

Protestos contra reformas do governo Bart De Wever afetam transporte, portos e aeroportos, com confrontos e vandalismo

Cerca de 80.000 manifestantes foram às ruas de Bruxelas, na Bélgica, nesta 3ª feira (14.out.2025), para protestar contra as reformas e cortes de gastos propostos pelo governo do primeiro-ministro Bart De Wever (Nova Aliança Flamenga, direita). Os 3 principais sindicatos organizaram a greve nacional, que paralisou o transporte público, aeroportos e portos em todo o país.

No aeroporto de Charleroi, o 2º maior da Bélgica, os serviços foram totalmente interrompidos. No Aeroporto de Bruxelas, todas as partidas e muitas chegadas foram canceladas. Embora os trens tenham continuado a operar, a maioria dos ônibus, bondes e metrôs da capital ficou paralisada, segundo informações da BBC

A greve reagiu às medidas de austeridade do governo de direita, que assumiu em fevereiro de 2025. Entre as principais reivindicações, estão reformas previdenciárias e outros cortes orçamentários para reduzir o déficit fiscal.

A manifestação, pacífica, teve pontos de confronto violento com policiais, incêndios criminosos, bloqueios de estradas e projéteis lançados contra estabelecimentos. Segundo informações das autoridades, a polícia prendeu cerca de 20 pessoas mascaradas. 

A ministra de Asilo, Migração, Integração Social e Política Urbana, Anneleen Van Bossuytr, escreveu em seu perfil do X: “O vandalismo contra meus serviços não tem nada a ver com o direito à greve. […] Apesar do grande efetivo policial, essa escória mostrou sua verdadeira face”. 

Assista (26s):

Ainda não há previsão para a retomada das negociações entre governo e sindicatos nem sobre novas paralisações. Esta não é a 1ª demonstração de insatisfação popular desde que De Wever assumiu. O governo anunciou limite de 2 anos para o seguro-desemprego e planeja novos cortes no orçamento, incluindo redução do benefício infantil e aumento do imposto sobre valor agregado (tipo de imposto sobre consumo).


source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com