Zelensky diz que teve reunião “produtiva” com Trump

Durante discurso na ONU, presidente da Ucrânia afirmou que valoriza o apoio dos EUA, mas que a paz “depende de todos”

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (Servo do Povo, centro), mencionou nos momentos finais do seu discurso na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) nesta 4ª feira (24.set.2025) que teve um encontro “positivo” com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), na 3ª feira (23.set). Na ocasião, o ucraniano disse valorizar o apoio do governo norte-americano, mas disse que a “paz depende de todos”. 

Na 3ª feira (24.set), Trump disse que a Ucrânia pode encerrar a guerra com a Rússia sem perder parte de seu território. É uma mudança no discurso do republicano, que antes defendia que os ucranianos deveriam ceder áreas controladas pela Rússia se quisessem o fim do conflito. 

Durante sua fala, Zelensky afirmou que cabe aos presentes na Assembleia Geral da ONU assegurar que a guerra termine, “as crianças sequestradas possam voltar para casa e os prisioneiros de guerra sejam libertos e os reféns possam retornar”, declarou.

Além disso, Zelensky também agradeceu pelo apoio da União Europeia, do G7 –grupo dos 7 países mais industrializados do mundo– e do G20 –grupo dos 20 países mais ricos do mundo–, afirmando que a cooperação internacional é essencial para manter a resistência da Ucrânia e avançar em direção a uma solução pacífica.

“Não fiquem em silêncio enquanto a Rússia continua arrastando essa guerra. Por favor, falem e condenem isso”, concluiu.


source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com