A equipe de Palmeira, no entanto, alertou que o vídeo é falso e fruto de inteligência artificial: “Trata-se de um vídeo falso, tosco, feito com IA. Os criminosos se apropriaram de uma causa importante, que eu apoio, para aplicar o golpe. É uma prática sórdida que precisamos denunciar e combater. Temos que ficar sempre muito atentos, principalmente neste ano de eleição, que não será fácil”, informaram.
Nas imagens, é possível ver um cão parecido com Orelha e retratos borrados de quatro pessoas, supostamente os jovens suspeitos do crime. O vídeo ainda utiliza a imagem de Marcos para pedir dinheiro e informa que a voz do ator, manipulada com inteligência artificial, estaria diferente por nervosismo.
“Está acontecendo um movimento no Brasil todo pelo caso do Orelha. Temos menos de sete dias para conseguir fazer a coisa certa. Um cachorro que teve um fim da pior forma, algo que até para falar é complicado, dói no coração. Tudo isso por quatro pessoas desalmadas”, diz o vídeo falso.
Em outro trecho, a farsa continua: “Foi aberta uma campanha para levar o caso adiante com uma equipe de profissionais, para que ele não seja arquivado e os responsáveis não saiam impunes. Estou falando assim, de forma urgente, porque temos menos de sete dias para garantir que esse caso não seja esquecido”.
Por fim, o apelo se torna religioso: “Talvez você nunca tenha conhecido o Orelha, mas imagine essas pessoas andando pela rua como se nada tivesse acontecido. Conto com a ajuda de todos vocês. Clique no link abaixo e faça sua parte. Vamos fazer o que é certo, aquilo que Deus nos ensinou”, finalizam as imagens falsas.



