Comitê reconheceu técnicas têxteis do grupo Li, festival de Ano Novo Qiang e pontes em arco de madeira
O Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) incluiu 3 manifestações culturais chinesas na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em dezembro de 2024.
A decisão, tomada na 19ª sessão do comitê em Assunção, Paraguai, em dezembro de 2024, reconheceu técnicas têxteis tradicionais do grupo étnico Li, o festival de Ano Novo Qiang e o design e práticas tradicionais para construção de pontes em arco de madeira chinesas. Todas estavam desde 2009 na Lista do Patrimônio Cultural Imaterial que Necessita de Salvaguarda Urgente.
A transferência para a Lista Representativa se deu após o comitê verificar que os esforços de preservação implementados nos últimos 15 anos foram eficazes.
As tradições, que antes corriam sério risco de extinção, agora apresentam condições adequadas para sua continuidade. Os patrimônios pertencem a diferentes grupos étnicos e regiões da China.
TÉCNICAS TÊXTEIS
As técnicas têxteis tombadas são praticadas pelo grupo Li da província de Hainan, ilha localizada ao sul da China, há pelo menos 3.000 anos. A prática, que inclui fiação, tingimento, tecelagem e bordado, é utilizada pelas mulheres para confeccionar roupas e outros itens de uso diário com algodão, cânhamo e outras fibras.

Técnicas têxteis Li existem há mais de 3.000 anos
Segundo a Unesco, os padrões utilizados nos têxteis “registram a história e as lendas da cultura Li, bem como aspectos de adoração, tabus, crenças, tradições e costumes populares”.
FESTIVAL DE ANO NOVO
O festival de Ano Novo é celebrado no 1º dia do 10º mês lunar pelo povo Qiang da província de Sichuan, no centro-sudeste do território. O principal objetivo da cerimônia é expressar gratidão, afastar o mau e venerar os deuses e figuras da religião tradicional da região.

O povo Qiang da província de Sichuan comemora o festival de ano novo
O evento sofria com a migração populacional, redução do interesse pelo patrimônio entre jovens e influência de culturas externas. Em 2025, está marcado para 20 de novembro.
PONTES DE MADEIRA
As pontes de madeira em arco são encontradas nas províncias de Fujian e Zhejiang, na costa sudeste do país. As estruturas estavam ameaçadas pela urbanização acelerada, escassez de madeira e falta de espaço para construção.

As pontes em arco de madeira são encontradas no sudeste da China
Com a proteção do patrimônio, essas pontes seguem como fonte de subsistência para carpinteiros e elemento integral do ecossistema cultural das aldeias locais.