Zelensky disse neste sábado (19.jul) que sugeriu a Moscou realizar conversas na semana que vem; seria o 3º encontro neste ano entre representantes russos e ucranianos
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (Servo do Povo, centro), anunciou neste sábado (19.jul.2025) que Kiev enviou à Rússia uma proposta para uma nova rodada de negociações de paz na próxima semana.
Em vídeo publicado em seu perfil no X, o líder ucraniano afirmou que a proposta foi enviada ao Kremlin pelo secretário do Conselho de Defesa e Segurança Nacional da Ucrânia, Rustem Umerov –que liderou a delegação do país nos 2 últimos encontros entre representantes de Kiev e Moscou.
Assista (6min18s):
Secretary of the NSDC proposed a new meeting with Russia next week. They must stop hiding from decisions. Ceasefire. Prisoner exchanges. Return of children. End to the killings. And a meeting at the level of leaders is needed to truly ensure a lasting peace. Ukraine is ready. pic.twitter.com/ksH7FzxnAE
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) July 19, 2025
Zelensky declarou ser preciso “acelerar o ritmo das negociações”, paralisadas desde 2 de junho, data da última rodada de conversas entre os 2 países. Reiterou estar disposto a se reunir pessoalmente com o presidente russo, Vladimir Putin.
“Um encontro em nível de liderança é necessário para garantir verdadeiramente a paz, uma paz duradoura”, afirmou o presidente ucraniano.
A Rússia não havia se manifestado sobre a proposta até a publicação desta reportagem.
Se confirmado, esse será o 3º encontro entre os 2 países em 2025. Na última rodada, realizada em Istambul (Turquia), os russos apresentaram um memorando com exigências consideradas rigorosas. Entre os pontos, pediam que a Ucrânia cedesse territórios adicionais e rejeitasse todo tipo de apoio militar do Ocidente. Kiev classificou os termos como “inaceitáveis”.
Na ocasião, os países deixaram a mesa de negociações só com um acordo de troca de prisioneiros, executado em 5 etapas nas últimas semanas.
Na última 2ª feira (14.jul), o presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), ameaçou aplicar tarifas de 100% contra a Rússia caso não haja cessar-fogo em 50 dias.
Na 5ª feira (17.jul), o Ministério das Relações Exteriores da Rússia declarou que “não aceitará chantagens” de Washington.