Twitter chinês pune contas por críticas a filmes patrióticos

Conta oficial do Weibo informa que silenciou 4 perfis por comentários “maliciosos” e “sarcásticos” sobre produções

A conta oficial do Weibo –rede social similar ao X na China– informou na 2ª feira (4.ago.2025) que puniu 4 contas por comentários “maliciosos” e “sarcásticos” repetitivos sobre filmes patrióticos.

Na postagem, a rede social declarou que as contas foram “silenciadas”. Não especificou por quanto tempo os perfis serão penalizados.

Na publicação, o Weibo disse que os comentários dessas contas “violaram os regulamentos e diretrizes da comunidade”. Também informou que o patriotismo é uma obrigação de todos os chineses.

“O Weibo lembra aos internautas que o patriotismo é uma responsabilidade e obrigação que todos devem cumprir conscientemente, e também é a fonte da integridade moral de uma pessoa e a base de suas realizações”, disse a postagem. 

O Poder360 visitou os perfis citados na publicação, mas não encontrou os comentários citados direcionados aos filmes de temática patriótica.

O QUE É O WEIBO

Por causa de uma série de políticas governamentais, controles tecnológicos e estratégias de segurança nacional, diversas redes sociais comuns no Ocidente não são autorizadas a operar na China. Isso levou ao nascimento de um ecossistema de plataformas chinesas que muitas vezes tem funcionalidades similares aos das empresas conhecidas no Brasil. Conheça elas nesta reportagem.

O Weibo é uma plataforma similar ao X. Também possui um mecanismo de “seguir” e uma limitação de caracteres por postagem, assim como a rede social de Elon Musk tinha no passado. Hashtags são usadas para aumentar o alcance de publicações e há a funcionalidade do “retweet”, quando se faz um comentário sobre outro post.

Assim como o X, o Weibo também tem seu marketplace e uma lista de “trending topics” que mostra os assuntos mais comentados do momento. Atualmente, a rede tem cerca de 600 milhões de usuários registrados e uma média mensal de 250 milhões de usuários ativos.


source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *