Ao menos uma pessoa morreu e nove ficaram feridas após a passagem de um tornado de “intensidade rara” pela cidade de Ermont, um subúrbio a 16 quilômetros do centro de Paris. Segundo o Le Figaro, foi o primeiro tornado mortal na França em 17 anos.
Os ventos arrancaram telhados, estilhaçaram janelas e cortaram a energia de mais de 1.700 residências, de acordo com as autoridades regionais de Val-d’Oise.
Em um vídeo verificado pela Storyful, três enormes guindastes de construção desabam violentamente um após o outro enquanto rajadas em espiral preenchem o ar com destroços.
LISTA GRATUITA
10 small caps para investir
A lista de ações de setores promissores da Bolsa
O promotor local Guirec Le Bras disse à agência AFP que um trabalhador da construção civil de 23 anos foi morto no local. As autoridades abriram uma investigação criminal com a possibilidade de uma acusação de homicídio involuntário e visitaram o local para investigar possíveis violações dos códigos de trabalho.
A agência meteorológica da França registra várias dezenas de tornados anualmente, mas diz que são principalmente de “baixa intensidade”.
A força motriz por trás do tempo extremo desta segunda-feira (20) foi uma forte área de baixa pressão na atmosfera superior que estava se deslocando pela Grã-Bretanha. No norte da França, incluindo Paris, o sistema trouxe ventos relativamente quentes e úmidos do sudoeste, criando condições propícias para tornados.
Continua depois da publicidade
O sistema fazia parte de um padrão climático incomum que pode manter o tempo instável por dias. Outro sistema de tempestade potente está previsto para atingir Paris no final de quarta-feira, 22, e na quinta-feira, 23.