– Continua após a publicidade –
Brasília receberá a abertura oficial da temporada nacional de futebol com um aparato de segurança reforçado. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) definiu um esquema especial para a partida entre Flamengo e Corinthians, válida pela Supercopa, marcada para domingo (1º/2), às 16h, na Arena BRB Mané Garrincha. A abertura dos portões está prevista para as 12h, com público estimado em 71 mil pessoas.
O planejamento da operação foi formalizado por meio de um Protocolo de Operações Integradas (POI), documento responsável por orientar a atuação conjunta das forças de segurança, órgãos públicos e empresas privadas envolvidas no evento. A proposta busca garantir fluidez no acesso, segurança ao público e resposta rápida a eventuais ocorrências antes, durante e após a partida.
O monitoramento será um dos pilares da operação. Cerca de 600 câmeras exclusivas do Centro de Comando e Controle da Arena BRB estarão integradas ao Programa de Videomonitoramento Urbano do Distrito Federal. As imagens serão transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) e distribuídas às dez centrais de monitoramento remoto da Polícia Militar do DF (PMDF). Na área externa, uma cidade policial será montada para acompanhamento simultâneo da operação.
No Distrito Federal, o sistema de vigilância funciona de forma integrada entre forças de segurança e outros 31 órgãos dos governos local e federal. As câmeras de alta resolução auxiliam não apenas no controle do evento, mas também na mobilidade urbana e no atendimento emergencial das corporações. Eventuais ocorrências serão encaminhadas à 5ª Delegacia de Polícia da Polícia Civil do DF.
A PMDF reforçará o policiamento nas áreas interna e externa da Arena BRB Mané Garrincha, além de acompanhar os deslocamentos das delegações. Regiões centrais de Brasília terão atenção especial, como o Setor Hoteleiro Norte (SHN), o Setor de Divulgação Cultural (SDC) e a Zona Cívico-Administrativa. As ações de fiscalização viária ficarão sob responsabilidade do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF).
O Corpo de Bombeiros Militar do DF atuará na fiscalização das medidas de prevenção contra incêndio e pânico, mantendo viatura de prontidão junto ao efetivo do BPChoque da PMDF. Empresas privadas serão responsáveis pela segurança interna, brigadistas e atendimento pré-hospitalar.
Acesso e itens proibidos
Haverá revista pessoal em todos os acessos ao estádio. Não será permitida a entrada com sinalizadores, fogos de artifício, artefatos explosivos, capacetes, garrafas e copos de vidro, guarda-chuvas, carrinhos de bebê, frascos de perfume, cigarros, dispositivos eletrônicos para fumo, objetos perfurocortantes, drones não autorizados, além de cartazes, bandeiras ou manifestações com conteúdo ofensivo.
Intervenções no trânsito
O Detran-DF realizará intervenções viárias nas proximidades do estádio antes e depois da partida. Na Via N1, na altura do Planetário, haverá ponto específico para travessia de pedestres. A via que contorna a arena terá fiscalização reforçada contra estacionamento irregular, principalmente nas áreas próximas ao Colégio Militar de Brasília e ao estacionamento rotativo.
Durante a dispersão do público, a Via N1, nas imediações do estacionamento leste do ENB, contará com três faixas liberadas para facilitar o acesso à Via N2. Para garantir a fluidez, a rotatória da 5ª Delegacia de Polícia e a de acesso ao autódromo estarão fechadas. O fluxo na Via Contorno do ENB será direcionado em sentido único na Curva do Chinelo e no trecho do Cine Drive-in.
Semáforos em pontos estratégicos operarão em modo intermitente, e guinchos estarão posicionados ao longo da Via Contorno do ENB e no Setor Recreativo Parque Norte (SRPN). A recomendação das autoridades é para os motoristas seguirem a sinalização temporária e as orientações dos agentes de trânsito, evitando transtornos e contribuindo para a segurança viária.
*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF).
– Publicidade –




