Equipamento será usado em atividades pedagógicas de robótica e programação nas escolas da instituição
Um robô humanoide do Sesi (Serviço Social da Indústria) foi apresentado durante reunião da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) na 2ª feira (2.fev.2026), em São Paulo, como parte de uma iniciativa voltada à educação tecnológica. O dispositivo interagiu com o público, apresentou características técnicas e realizou demonstrações práticas, incluindo uma coreografia de dança e um golpe de karatê.
Na apresentação, o robô detalhou alguns de seus atributos: inteligência incorporada com 23 graus de liberdade, autonomia de até 2 horas, peso de 35 quilos e sensores de alta precisão. Segundo o Sesi, trata-se da 1ª instituição do Brasil a integrar um robô humanoide desse tipo às práticas pedagógicas, com foco no ensino de robótica e programação para estudantes da rede.
Assista (4min4s):
O projeto deve contar com a operação de duas unidades. Uma ficará instalada nos laboratórios de inovação e tecnologias educacionais do Sesi. A outra circulará pelas escolas da instituição, permitindo contato direto de alunos com o equipamento. O nome do robô será escolhido pelos próprios estudantes, como parte da proposta de engajamento educacional.
De acordo com os organizadores, o humanoide é capaz de executar tarefas variadas, que vão de atividades em linhas de produção automobilística a funções domésticas. Em uma das demonstrações, o robô realizou movimentos de dança diante do público. Também foi informado que, em breve, o sistema poderá responder a perguntas e executar tarefas sob comando verbal, com incorporação do ChatGPT à sua interface.
A iniciativa já havia sido antecipada no início do ano. Em 7 de janeiro, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, que reassumiu no início do ano, apresentou o robô em suas redes sociais. Na publicação, afirmou que a aquisição contribuiria para ampliar o aprendizado de programação e de tecnologias avançadas entre os alunos da instituição.




