Rebaixado, trocas de técnico e mais: Ceilândia encara o Água Santa em crise

– Continua após a publicidade –

Neste sábado (2/8), o Ceilândia entra em campo pela primeira vez pelo mata-mata da Série D do Campeonato Brasileiro. O Gato Preto viaja até São Paulo, onde enfrentará o Água Santa, na Arena Inamar, às 16h. Vice-campeão paulista em 2023, o clube de Diadema vive momento conturbado: foi rebaixado no estadual e já trocou de técnico três vezes ao longo deste ano. Para se classificar à fase eliminatória, os paulistas tiveram uma campanha irregular, mas terminaram na terceira colocação do Grupo A6. Diante de todo o cenário, o jogo diante dos ceilandenses é o mais importante de toda a temporada.

Clube amador até 2011, o Água Santa realizou a maior façanha da curta história profissional há dois anos atrás, quando conquistou o vice-campeonato do Paulistão. Durante aquela campanha, o time despachou alguns favoritos como São Paulo e Red Bull Bragantino, até chegar na decisão, contra o Palmeiras. O clube chegou a vencer o jogo de ida, em Diadema, mas saiu derrotado na partida de volta por 4 a 0, no Allianz Parque. Com o vice-campeonato, garantiu calendário nacional — feito inédito da equipe até então —, com Copa do Brasil e Série D.

No entanto, o temporada de 2024 foi aquém do esperado. Debutante na Série D, chegou a alcançar bons resultados na fase de grupos e assim como nesta temporada, terminou na terceira posição. No mata-mata, foi despachado logo de cara para o Brasil de Pelotas-RS, com um 5 a 1 no placar agregado. Na Copa do Brasil, o cenário foi parecido: na primeira fase, eliminou a Jacuipense, mas foi eliminado logo em seguida para o Vasco da Gama, em São Januário. Dentro do Campeonato Paulista, não repetiu a façanha do ano anterior e caiu ainda nas quartas de final. Na tabela geral, terminou na décima colocação geral e se garantiu nesta edição da Série D.

– Continua após a publicidade –

Clique e leia mais:

Todo o desempenho em 2024 piorou ainda mais nesta temporada. O ano começou com uma campanha melancólica no Paulistão: apenas uma vitória, quatro empates e sete derrotas na fase de grupos. Os sete pontos conquistados rebaixaram o Netuno à Série A2 do Campeonato Paulista, ao lado da Inter de Limeira. Sem vaga em torneios nacionais para 2026, as esperanças foram depositadas no Brasileirão. Então treinador, Pintado deu lugar a Sérgio Guedes. Com duas passagens vitoriosas pelo clube, esperava-se que o mesmo repetisse os feitos na quarta divisão nacional — o que não ocorreu.

Sérgio comandou a equipe nas dez primeiras partidas da Série D. Foram quatro vitórias, dois empates e outras quatro derrotas. Após uma sequência de resultados negativa e o receio de ficar de fora da zona de classificação às eliminatórias, Guedes foi demitido do cargo de treinador do Netuno. Allan Dotti, auxiliar de Pintado no começo do ano e que estava à frente do Lagarto, de Sergipe, assumiu a responsabilidade de garantir o Água Santa no mata-mata do Campeonato Brasileiro. A primeira missão foi cumprida: com 21 pontos conquistados, os paulistas asseguraram a terceira posição do Grupo A6.

Água Santa
Foto: Alan Araújo

A campanha contou com nomes experientes e jovens promessas. Um destes destaques mais novos foi Villian Guilherme, volante revelado em Diadema. Aos 21 anos, disputou 13 dos 14 jogos do time na Série D, com dois marcados. Ainda no setor defensivo, outro destaque é Gabriel Vidal, este velho conhecido da torcida ceilandense. Contratado após o Paulistão, logo assumiu a titularidade e herdou a braçadeira de capitão. No ataque, João Guilherme liderou a artilharia do Água Santa com regularidade: balançou as redes seis vezes em 11 partidas disputadas — média de 0.55.

Nesta Série D, o Água Santa somou seis vitórias, três empates e cinco derrotas. Foram 20 gols marcados e outros 18 sofridos — saldo de +2. Enquanto mandante no Arena Inamar, casa do clube em Diadema, o Netuno obteve um aproveitamento de 57% (3V, 2E e 2D). Enquanto visitante, o aproveitamento foi de 50% (3V, 1E e 3D). O treinador Allan Dotti, treinador da equipe, quer fazer valer o mando de campo no jogo de ida. “Começamos a estudar os pontos positivos do Ceilândia para trabalhar em cima disso. Vamos fazer o primeiro jogo em casa, com o apoio da nossa torcida. Acredito que estaremos bem concentrados e fortes para fazer uma grande partida e levar a decisão para Brasília”.

Água Santa
Allan Dotti está a frente do Água Santa desde a 10ª rodada da Série D. Foto: Daniel Gimenes

– Publicidade –

source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *