A situação inesperada começou pouco antes das 6h45, quando o voo enfrentou uma leve turbulência
Passageiros de um voo da Azul que fazia o trajeto entre São Paulo e Rio de Janeiro viveram momentos de tensão na manhã desta segunda-feira (14/7) após o avião apresentar um problema de despressurização. A aeronave, que decolou por volta das 6h15 da capital paulista, precisou realizar um pouso de emergência no aeroporto Santos Dumont.
A situação inesperada começou pouco antes das 6h45, quando o voo enfrentou uma leve turbulência. Logo após, o comandante anunciou um “pouso rápido”, e as máscaras de oxigênio caíram automaticamente do compartimento superior. Os passageiros foram instruídos a utilizá-las imediatamente.
Veja as fotos

Máscaras caem em caso de despressurizacaoFoto: Divulgação

Despressurização em voo entre São Paulo e Rio provoca pouso de emegênciaFoto: Divulgação
“O avião ficou completamente em silêncio, enquanto os comissários falavam em português e inglês, em tom sério, para que os passageiros colocassem as máscaras”, relataram pessoas a bordo.
Sem fornecer explicações naquele momento, a tripulação seguiu os protocolos de segurança, e o voo prosseguiu até o pouso. Cerca de cinco minutos depois da queda das máscaras, uma informação parcial foi dada: um leve odor de queimado na cabine era considerado normal, consequência do acionamento do sistema de oxigênio.
“Ah, a gente estava no avião e deu uma mini turbulência. E aí caiu máscara, pediram para colocar a máscara várias vezes, vários apitos. E ficamos lá com a máscara. Mas não avisaram nada, não falaram nada”, contou a publicitária Ana Cecília, que estava a bordo.
Somente alguns minutos depois do susto é que a cabine de comando esclareceu que houve uma despressurização, mas garantiu que a situação estava controlada.
O avião pousou em segurança às 6h59, no Rio de Janeiro. Não houve feridos.