Parque da Cidade abrigará as principais áreas da conferência; o Estado realiza mais de 30 obras em Belém e organização diz que empreendimentos estão dentro do cronograma
O governo do Pará informou nesta 5ª feira (24.abr.2025) que as obras no Parque da Cidade, principal palco das discussões da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas), estão 80% concluídas. A atualização foi divulgada durante evento que marcou a contagem regressiva de 200 dias para o início da conferência, que será realizada em novembro, em Belém.
O parque abrigará as duas principais áreas do evento: a Zona Verde, dedicada à participação da sociedade civil, e a Zona Azul, que receberá chefes de Estado e autoridades internacionais.
A obra faz parte de um conjunto de mais de 30 projetos executados pelo governo estadual para a preparação da COP. As intervenções abrangem infraestrutura, mobilidade, saneamento, desenvolvimento urbano e turismo.
A vice-governadora e presidente do Comitê Estadual da conferência, Hana Ghassan (MDB), repetiu o que já disseram o governador do Estado, Helder Barbalho (MDB), e o presidente da COP30, André Corrêa do Lago: as obras estão dentro do cronograma técnico previsto.
“Nosso objetivo é garantir que os investimentos feitos deixem um legado duradouro para o Estado”, disse Ghassan.
BALANÇO DAS OBRAS
Como mostrou o Poder360, Belém passa por um intensivo de obras para receber a COP30. Reformas são feitas nos principais pontos turísticos da cidade, causando transtornos e trânsito nos arredores, mesmo em dias de fim de semana e feriado.
Segundo o governo do Pará, desde dezembro de 2024, já foram entregues 3 obras: o viaduto da BR-316 com a Alça Viária e os canais da Timbó e do Gentil.
Na área do saneamento, estão em andamento obras de macrodrenagem em 4 bacias hidrográficas, envolvendo 13 canais, que devem beneficiar mais de 500 mil moradores da capital paraense.