Na tarde desta sexta-feira (26), por volta das 17h20, a Polícia Militar do Distrito Federal, por meio do GTOP 21 do 1º Batalhão, prendeu um homem de 35 anos suspeito de envolvimento em um roubo e um furto em residência ocorridos no dia anterior, na Asa Sul. A abordagem foi realizada na EQ 702/902 SEPS, em frente ao prédio do IPEA.
Durante patrulhamento, os policiais visualizaram o autor transitando em uma bicicleta preta e carregando nas costas um pneu e o quadro de uma bicicleta vermelha. Ao ser abordado, foi constatado que o homem possuía características idênticas às registradas em vídeos dos crimes, como o uso de boné semelhante e uma cicatriz na parte posterior da cabeça.
O suspeito foi identificado como responsável pelo roubo de duas bicicletas, registrado na 1ª Delegacia de Polícia, e por um furto em residência registrado na Delegacia Eletrônica, ambos cometidos no dia 25 de setembro. Na delegacia, as vítimas realizaram o reconhecimento formal, confirmando sua participação. Durante a entrevista, o autor afirmou inicialmente que os objetos encontrados em sua posse eram de sua propriedade, mas depois admitiu ter entregue as bicicletas roubadas em barracas no Setor de Diversões Sul, além de ter deixado um computador furtado em outro local da cidade.
Poucas horas depois, já na madrugada de sábado (27), por volta de 1h20, equipes do GTOP do 1º BPM atenderam uma ocorrência de furto em um estabelecimento comercial na Quadra 5 do Setor Comercial Sul. A vítima relatou que dois indivíduos haviam levado uma televisão, uma caixa de som e garrafas de bebida. Após análise das imagens do circuito interno de segurança, os policiais identificaram novamente o homem de 35 anos, acompanhado desta vez de outro autor, de 30 anos, também conhecido pela prática de crimes na região e com registros de furto, roubo e porte de arma branca.
As equipes localizaram os dois em barracas próximas ao local do crime. Durante a entrevista, eles confessaram a autoria e indicaram onde os produtos estavam escondidos. Os policiais recuperaram uma televisão marca TCL de 75 polegadas, uma caixa de som e garrafas de bebidas, que foram apresentadas na 5ª Delegacia de Polícia juntamente com os envolvidos.
A PMDF destaca que no Setor Comercial Sul e proximidades são frequentes ocorrências envolvendo autores reincidentes. Muitos deles, em situação de rua, praticam crimes de forma reiterada para sustentar o vício em drogas. Apesar das constantes prisões, os mesmos indivíduos acabam retornando às ruas, o que gera sensação de insegurança para a população.