Petro responde à acusação de Trump e o chama de ignorante

Presidente dos EUA diz que líder da Colômbia é “traficante de drogas” e ameaça cortar subsídios

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro (Colômbia Humana, esquerda), respondeu no domingo (19.out.2025) a uma acusação feita pelo líder dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano).

Em publicação na plataforma Truth Social, Trump disse que Petro é um “traficante de drogas”, que “incentiva fortemente a produção em massa” de entorpecentes no país. O republicano ameaçou cortar subsídios à Colômbia caso o governo não combata o tráfico. Petro respondeu, em seu perfil no X, que “a Colômbia nunca foi rude com os EUA, pelo contrário, amou profundamente sua cultura”, mas que Trump “é rude e ignorante com a Colômbia”.

O presidente colombiano disse que Trump deveria ler “Cem Anos de Solidão”, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, “assim como fez seu encarregado de negócios” na Colômbia. “Garanto que aprenderá algo com a solidão”, declarou Petro.

“Eu não faço negócios, como você. Sou socialista. Creio na ajuda humanitária e no bem comum, e nos bens comuns da humanidade, o maior de todos: a vida, ameaçada pelo seu petróleo. Se eu não sou um empresário, muito menos um traficante de drogas, no meu coração não há ganância”, disse.

Um mafioso é um ser humano que personifica o melhor do capitalismo: a ganância, e eu sou o oposto, um amante da vida e, portanto, um guerreiro milenar da vida. A ganância nos escapa porque a vida é mais poderosa”, afirmou.

As declarações de Trump e Petro se dão depois de Petro criticar operações militares dos Estados Unidos no Caribe, próximas à costa da Venezuela. O republicano afirmou, sem apresentar provas, que a Colômbia estaria produzindo drogas para comercialização em território norte-americano. “O objetivo dessa produção é vender quantidades massivas do produto para os Estados Unidos, causando morte, destruição e caos”, escreveu o presidente dos EUA.

Trump disse que Petro “não faz nada para deter” o tráfico e chamou o presidente colombiano de “impopular”. Trump ameaçou encerrar “pagamentos e subsídios em larga escala” à Colômbia e advertiu que “os Estados Unidos acabarão com o tráfico por conta própria, e não será gentilmente”.

Os Estados Unidos ampliaram sua presença militar na região, com autorização para ações da CIA (Agência Central de Inteligência) e envio de caças, submarinos e navios de guerra. Desde setembro, as operações resultaram na morte de pelo menos 29 pessoas, segundo autoridades norte-americanas.

A tensão entre os 2 países vem crescendo desde setembro, quando o governo norte-americano acusou a Colômbia de falhar na cooperação antidrogas e o Departamento de Estado cancelou o visto de Petro.

A ONU (Organização das Nações Unidas) indica que a Colômbia segue como maior exportador mundial de cocaína. As relações também se desgastaram depois de Petro participar de um ato pró-Palestina em Nova York, durante a 80ª Assembleia Geral da ONU, no qual pediu que soldados norte-americanos desobedecessem ordens de Trump.


Leia mais:


source

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com