PCDF prende preventivamente autor de violência doméstica em Brazlândia
Na tarde desta sexta-feira (4), policiais civis da 18ª Delegacia de Polícia (Brazlândia) prenderam preventivamente um homem acusado de tentativa de feminicídio, descumprimento de medida protetiva de urgência e agressão contra familiares. A ação ocorreu na região da Vendinha/GO e contou com o apoio da Polícia Penal.
Tentativa de feminicídio e agressão ao cunhado
O crime que motivou a prisão preventiva ocorreu em julho de 2024. Na ocasião, o investigado tentou matar a companheira com socos, chutes e esganadura dentro da residência do casal, localizada na quadra 48 da Vila São José, em Brazlândia. Após a tentativa de feminicídio, o agressor ainda atacou o cunhado com golpes de faca na quadra 57 da mesma região.
Apesar da gravidade dos fatos, o homem respondia ao processo em liberdade. O Poder Judiciário havia concedido à vítima medidas protetivas de urgência.
Descumprimentos reiterados
No dia 28 de fevereiro de 2025, o agressor voltou a descumprir as medidas protetivas e foi preso. Contudo, em 2 de março, após audiência de custódia, ele foi liberado e passou a ser monitorado eletronicamente, além de ter novas medidas protetivas impostas, como a proibição de se aproximar a menos de 300 metros da vítima.
Mesmo assim, investigações revelaram que o homem vinha, de forma sistemática, desrespeitando as restrições. Foram registrados episódios de desligamento do equipamento de monitoramento e violação constante do raio de exclusão determinado pela Justiça.
Diante dos reiterados descumprimentos, a Juíza do Núcleo Permanente de Plantão Judicial (NUPLA) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) acatou o pedido da Polícia Civil e decretou a prisão preventiva do investigado, medida que foi cumprida com sucesso na tarde de hoje.
A PCDF reforça a importância das denúncias e do cumprimento das medidas legais para proteger as vítimas de violência doméstica.