A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Seção de Atendimento à Mulher, da 19ª Delegacia de Polícia, deflagrou, nessa quinta-feira (28), a Operação No Pod, com foco no combate à venda ilegal de cigarros eletrônicos e produtos de tabaco para menores de idade na região do Sol Nascente.
A ação resultou na prisão em flagrante de um comerciante, de 20 anos, e na apreensão de 39 cigarros eletrônicos (Pods), além de outros produtos comercializados de forma irregular. As investigações tiveram início após denúncias anônimas sobre uma tabacaria que estaria descumprindo a lei.
Após monitoramento e registros em vídeo, os policiais flagraram o momento em que o responsável pelo estabelecimento vendeu cigarros de tabaco a uma adolescente, de 16 anos e, em seguida, um cigarro eletrônico a um jovem, de 17 anos.
Os adolescentes foram encaminhados à delegacia, onde seus responsáveis foram acionados. Já o comerciante foi preso em flagrante, com fiança arbitrada em R$ 1,5 mil.
A PCDF reforça que a venda de cigarros eletrônicos e produtos de tabaco a menores de 18 anos é crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A Operação No Pod representa mais um passo no trabalho contínuo de proteção a crianças e adolescentes na região