A cetamina é um anestésico de uso controlado no meio veterinário, mas tem sido cada vez mais desviada para uso recreativo, ganhando notoriedade após os falecimentos da ex-sinhazinha do Boi Garantido, Didja Cardoso, e do ator Matthew Perry. O uso abusivo da substância pode causar efeitos psicoativos severos, como alucinações, dependência e, em casos extremos, a morte. A quantidade apreendida na operação seria suficiente para anestesiar 4 mil cavalos ou 80 mil cães de porte médio.
Detalhes da investigação
A investigação teve início em março de 2025 e contou com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), além do suporte operacional de delegacias de Minas Gerais.
Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em cidades de Minas Gerais (Belo Horizonte, Betim e Perdões) e em Valparaíso de Goiás. As ordens judiciais foram direcionadas a cinco pessoas físicas e cinco empresas do ramo veterinário, incluindo clínicas, agropecuárias e distribuidoras de medicamentos.
As investigações revelaram que os suspeitos adulteravam receitas e notas fiscais para simular a legalidade e desviar os frascos de cetamina para o comércio ilegal. Por isso, além dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, os envolvidos poderão responder por falsificação de documento particular. Se condenados, as penas podem chegar a até cinco anos de prisão.
Materiais apreendidos, como frascos, documentos, celulares e computadores, serão analisados pela perícia. A PCDF informou que a operação continua em andamento para aprofundar as investigações