A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da 9ª DP (Lago Norte), deflagrou, na manhã desta sexta-feira (11), operação policial voltada ao cumprimento de oito mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária, todos expedidos no curso de investigação que apura uma tentativa de homicídio ocorrida em maio deste ano, na região do Varjão.
O crime investigado envolveu um linchamento brutal praticado por diversos indivíduos contra um homem, utilizando socos, chutes, paus e pedras.
A motivação para o crime foi o fato de que, momentos antes, naquele mesmo dia, o agredido havia desferido um golpe de faca que resultou na morte de outro rapaz, também no Varjão.
As apurações apontam que amigos da vítima fatal (que ostentava várias passagens por roubo e uma por tráfico de drogas), ao tomarem conhecimento do ocorrido, buscaram vingança e atacaram de forma violenta o autor do homicídio.
A vítima do linchamento foi socorrida em estado grave e permanece internada incomunicável no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), sob custódia.
A 9ª DP representou e obteve sua prisão preventiva, pela prática do homicídio cometido por ele momentos antes de sua agressão. “A operação de hoje teve como objetivo avançar na identificação dos responsáveis e na individualização das condutas relacionadas ao linchamento e, assim, reunir ainda mais provas para a completa elucidação dos fatos.
As investigações prosseguem”, ressaltou o Delegado-Adjunto da 9ªDP, Ronney Marcelo.