A AMD, principal rival da Nvidia em processadores para inteligência artificial (IA), anunciou que a Oracle vai implantar um grande lote de seus futuros chips MI450 no próximo ano.
A Oracle colocará 50 mil desses semicondutores em computadores de data center a partir do terceiro trimestre de 2026, segundo comunicado divulgado nesta terça-feira (14). Os sistemas terão processadores e componentes de rede da AMD.
O anúncio é o mais recente em uma série de compromissos de grandes empresas de tecnologia e IA para ampliar a infraestrutura computacional. Todas estão correndo para atender à demanda por serviços de IA, que, segundo elas, está crescendo rapidamente.
FERRAMENTA GRATUITA
Simulador da XP

Saiba em 1 minuto quanto seu dinheiro pode render
Também é mais um endosso à tecnologia da AMD. A empresa, sediada em Santa Clara, Califórnia, está trabalhando para se tornar uma alternativa credível à Nvidia, que domina o mercado de processadores para IA. As ações da fabricante de chips subiram 1,4% às 9h46 em Nova York, enquanto as da Oracle caíram 4,1%.
Assim como sua rival muito maior, a AMD oferece os chamados aceleradores de IA — baseados em unidades de processamento gráfico (GPUs) — além de processadores de uso geral e alguns chips de rede. Agora, a empresa tenta avançar ainda mais e igualar a capacidade da Nvidia de fornecer computadores completos para donos de data centers.
No segundo trimestre, a AMD enviou cerca de 100 mil processadores de IA, segundo a empresa de pesquisa IDC. A Nvidia entregou 1,5 milhão no mesmo período.
Oracle e AMD não especificaram quando esperam concluir a instalação, mas veem a expansão em 2027 “e além”. As empresas também não informaram qual parcela do fornecimento total da AMD será destinada à Oracle.
O anúncio da Oracle segue um acordo da AMD com a OpenAI, startup de IA que fechou contratos de computação com vários fabricantes de chips. Nesse acordo de longo prazo, a OpenAI deve comprar computadores com aceleradores AMD equivalentes a 6 gigawatts ao longo de vários anos.
Na segunda-feira, a OpenAI também anunciou um acordo com a fabricante de chips Broadcom Inc., que deve adicionar 10 gigawatts de capacidade.
Continua depois da publicidade
© 2025 Bloomberg L.P.