Petista fez analogia sobre truco ao comentar tarifaço e dizer que norte-americano “vai tomar um 6”; Nikolas diz que a atual situação do Brasil deve ser tratada com seriedade
Políticos da oposição criticaram a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta 5ª feira (24.jul.2025) sobre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (republicano), estar “trucando” em relação às taxas de 50% imposta a produtos brasileiros.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou que a atual situação do Brasil deve ser tratada com a seriedade devida, e não como se fosse uma partida de truco. “Além do mais, se o adversário achar que está roubando, vai pedir 9“, escreveu em seu perfil no X (ex-Twitter).
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que hoje mora nos Estados Unidos, onde articula com o governo Trump, ironizou: “Pessoal está tranquilo, confia!”.
Já o vereador de São Paulo Rubinho Nunes (União Brasil) também fez uma analogia ao jogo de cartas e declarou que “no truco não adianta gritar, quem manda é quem tem zap na mão”.
“Lula disse que Trump está ‘trucando’ e que, se taxar o Brasil, vai tomar um 6. Mas quem conhece truco sabe: Ladrão que blefa sem carta boa acaba correndo da mesa”, afirmou.
Lula deu a declaração durante cerimônia de entregas do governo federal ao Vale do Jequitinhonha, em Minas Novas (MG). Segundo o petista, o presidente norte-americano não quer conversar sobre as taxas contra o Brasil.
Eis o que disse: “Ele [Trump] nos deu até o dia 1º [de agosto]. Se nós não dermos uma resposta no dia 1º, ele vai taxar o nosso comércio em 50%. Vou contar uma coisa para vocês: eu não sou mineiro, mas eu sou bom de truco. E se ele estiver trucando, ele vai tomar um 6”.
Assista (3min22s):